Siga o OTD

Vela

Novatos brigam na RS:X e favoritos ficam perto do título

A nova geração da RS:X masculina está decolando na V Copa Brasil de Vela, que termina neste sábado, dia 16, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP). Gabriel Pereira e Brenno Francioli disputam a primeira colocação, com Felipe Beltran correndo por fora. O vencedor dessa disputa garante um lugar na Equipe Brasileira de Vela 2018, numa concorrência entre amigos pelo lugar de sucessor de Ricardo Winicki, o Bimba, principal nome da classe no país.

“Vai ser uma disputa muito legal. Ainda está em aberto. É uma oportunidade para nós. A gente treina junto e se conhece bem. Quanto mais gente puder estar no alto nível como o Bimba, melhor. O Bimba é um cara aberto e sempre chama o pessoal para treinar”, afirma o capixaba Gabriel, de 23 anos, que venceu as três regatas desta sexta-feira, dia 15, e ocupa a liderança com 10 pontos perdidos.

Logo atrás na classificação, com 14 pontos perdidos, aparece Brenno Francioli, de 20 anos. O velejador de Araruama (RJ) foi medalha de bronze no Mundial da Juventude de 2015, na Malásia, quando inscreveu seu nome na relação de candidatos a sucessor de Bimba, que não está na disputa nessa Copa Brasil. Em Ilhabela, vai tentar virar o placar no último dia. As regatas têm previsão de início às 12:00.

“Aqui é um lugar irado, perfeito para se velejar. Estou alguns pontos atrás, mas nada que não se possa tirar nas últimas três regatas. Chegar à equipe principal é um objetivo para o qual eu estou treinando muito. Ainda sou sub-21, então acho que estou num caminho bom”, diz Brenno.

Enquanto a RS:X masculina está indefinida, alguns favoritos praticamente já selaram seus títulos, como Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X feminino) e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela