Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena sobem para terceiro no Mundial de 49er FX

Depois de terminar o primeiro dia do Mundial de 49er FX na quarta colocação, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze subiram para o terceiro lugar. As duas velejadoras tiveram um segundo, um quarto e um terceiro lugar nas regatas desta quarta-feira. Com isso, elas somam 14 pontos perdidos, oito a mais do que as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Mech, que venceram três das seis regatas disputadas até agora. O segundo lugar é de Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen, da Dinamarca, que têm 16 pontos perdidos.

Já Robert Scheidt e Gabriel Borges estão em 35º. com 58 pontos perdidos. “Velejamos com ventos entre 18 a 22 nós e muitas ondas, coisa que enfrentamos poucas vezes nessa nova classe”, disse o bicampeão olímpico. Mesmo com dificuldades, Scheidt e Borges conseguiram se manter no pelotão da frente em boa parte das três regatas disputadas nesta quinta.

Para Robert, o mais importante foi o aprendizado. “Tivemos um dia duríssimo. Velejamos em condições extremas e isso acarretou em duas viradas. É bem verdade que quase toda a flotilha virou, mas isso nos atrapalhou em momentos em que vínhamos em quinto e sexto em duas regatas. Mas vale como experiência e seguimos lutando”, completou.

Scheidt e Borges terminaram as regatas sempre no top 20, com um 14º, 17º e 10º lugares. Com isso, apesar de ganhar três posições na classificação geral, não conseguiram entrar na flotilha ouro e, nesta sexta-feira (1), iniciam a disputa da prata. A liderança é dos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 9 pontos perdidos. Entre os demais brasileiros em Portugal, na 49er, Carlos Robles e Marco Grael estão em 19º. lugar e são os melhores brasileiros na competição. A dupla soma 37 pontos perdidos. Na 38ª. posição estão Dante Bianchi e Thomas Low-Beer com 61.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vela