Siga o OTD

Vela

Regras de corrida são definidas para os próximos quatro anos

Válidas a partir de janeiro de 2021, novas determinações para velejadores foram aprovadas

World Sailing define as novas regras dos barcos à vela (Facebook/worldsailinfofficial)

A World Sailing (Federação Internacional de Vela) liberou as novas regras de corrida para embarcações à vela, cuja validade será de janeiro de 2021 a dezembro de 2024. São estas regras que regem as disputas internacionais da modalidade e que são revisadas a cada quatro anos.

As regulmentações vão desde bandeiras para a organização de regatas, passam pelas dimensões de barcos, orientações para evitar manobras arriscadas e até punições.

A cada quatro anos, a World Sailing recebe sugestões de velejadores de todo o mundo. Um grupo de juízes e oficiais internacionais experientes da entidade são os responsáveis por aprovarem ou manterem as regras de navegação nas disputas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Alterações

Segundo especialistas de todo o mundo, nenhuma nova regra é extremamente significativa. A maioria das alterações são feitas na ordem exposta pela federação e definições técnicas das parte de um barco.

Regras de corrida à vela são definidas pela World Sailing para os próximos quatro anos
Regras de corrida à vela são definidas pela World Sailing (Facebook/worldsailinfofficial)

Contudo, chamou a atenção uma nova determinação sobre “quando um barco cruza a linha de chegada”.

+ Semana Internacional em Ilhabela será virtual

Com a regra antiga, um barco termina uma prova quando qualquer parte do casco, tripulação ou equipamento em posição normal cruza a linha de chegada. Mas para o próximo ciclo de 2021/2024, um barco termina quando qualquer parte do casco cruza a linha de chegada.

Essa é uma discussão que ainda irá render até que as novas regras entrem em vigor e a definição de casco seja clara.

Mas à medida que velejadores de todo mundo vão tomando conhecimento das novas determinações, outros aspectos podem surgir acerca das competições e condutas com barcos à vela.

Mais em Vela