Siga o OTD

Vela

CBVela divulga manual com orientações para volta aos treinos

Manual apresenta recomendações sobre uso de máscara, higiene pessoal e compartilhamento de objetos e materiais

Vela - CBVela - Coronavírus - Treinos
Atletas devem seguir recomendações da CBVela para treinos seguros (Divulgação/CBVela)

A Confederação Brasileira de Vela ( CBVela) divulgou um manual com orientações para o retorno dos treinos dos atletas da vela em meio à pandemia de Coronavírus. As recomendações seguem as diretrizes da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e das autoridades sanitárias nacionais.

“O esporte à vela é um esporte em que praticamente não há contato pessoal, existe a possibilidade da prática individual e é praticado ao ar livre. A aglomeração é mínima quando feita de forma organizada. A higiene pessoal e do equipamento pode ser facilmente feita”, inicia o manual.

+Mundial de Vela da Juventude de Salvador é cancelado

Assim, a CBVela orienta que atletas e pessoal de apoio só podem ir aos locais de treinamento caso não apresentem nenhum sintoma do Coronavírus, como febre, tosse seca, calafrios, mal estar corporal, diarreia e dores nas articulações.

Se o atleta estiver com qualquer um destes sintomas, ele deve procurar ajuda médica e não se dirigir ao local do treino. Caso o pessoal de apoio apresente algum sintoma, o treinamento será imediatamente cancelado e avisado pelos treinadores.

A CBVela recomenda que os atletas façam o exame do Coronavírus para retornar aos treinos. Aqueles que já tenham feito, devem apresentá-lo à direção do local de treinamento.

Barcos de duplas

Em caso de barcos de duplas ou mais tripulantes, a CBVela ressalta que o contato por menos de 2 m só pode ocorrer durante o treinamento na água. Além disso, os treinos devem se restringir à atletas da cidade local, sem convites para atletas de outras cidades e regiões.

CBVela - Vela - Coronavírus - Treinos
Treinamentos
Esquema da transmissão do Coronavírus (Divulgação/CBVela)

Uso de máscaras

A CBVela diz que todos os atletas e pessoal de apoio devem se dirigir aos locais de treino com máscara e o uso desta durante as atividades é recomendada, mas não obrigatória.

O manual orienta ainda uma avaliação minuciosa das condições de higiene do local de treinos, observando possíveis objetos transmissores de Coronavírus. Além disso, pede que evitem sessões de treinamento com muitos atletas para não haver aglomerações.

+CBW revela possibilidade de retomar competições em setembro

Higiene

Os locais de treinamento devem ainda disponibilizar álcool em gel e a reposição de sabonetes nos banheiros. Após os treinos, a CBVela recomenda que os atletas devem ir direto para suas casas, sem tomar banho no local.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os materiais usados devem ser de uso pessoal de cada atleta para não haver compartilhamento de objetos entre eles. Somente o atleta pode ter contato com o barco.

Por fim, uma lista com a presença de todos os atletas e técnicos deve ser apresentada ao semanalmente pelo técnico ao Diretor de Vela para controle de presença e rastreamento de possíveis enfermidades. A CBVela recomenda, portanto, que a temperatura dos atletas seja medida diariamente.

Mais em Vela