Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt analisa participação no Europeu de 49er

A velocidade do vento aumentou na região do Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha, chegando a mais de 30 nós (acima de 55km/h) nesta sexta-feira (4). O resultado dessa ventania foi o cancelamento das últimas regatas da flotilha prata no Campeonato Europeu de 49er. Robert Scheidt e Gabriel Borges não quiseram saber de ‘sombra e água fresca’. Ou melhor, água quiseram, sim, mas salgada. Colocaram o barco no mar para aproveitar as condições climáticas adversas e treinaram por uma hora para se despedir da competição velejando.

Em sua primeira temporada na 49er, o bicampeão olímpico e seu proeiro fizeram de um dia perdido a oportunidade para iniciar a preparação visando o Campeonato Mundial, de 28 de agosto a 2 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal. “O balança do Europeu é positivo. Queríamos ter feito melhor, claro, mas os resultados ruins nas quatro regatas nos deixaram muito atrás na pontuação, longe da flotilha ouro. Daí para frente, melhoramos. Mas o importante é que velejamos em altíssimo nível contra grandes iatistas. Estamos prontos para o Mundial”, avaliou Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios do COB e CBVela.

Scheidt e Borges disputaram 15 regatas no Europeu, conquistaram duas vitórias e encerraram a participação em 31º lugar, com 103 pontos perdidos, entre 92 barcos. A evolução dentro da competição é comprovada pela escalada na classificação geral. Após uma estreia ruim, quando terminaram na 59ª colocação, ganharam a primeira prova no dia seguinte e subiram para a 41ª posição. Na sequência, subiram para 37º lugar e finalizaram o campeonato a um degrau do top 30.

“Aprendemos muito e deixamos Kiel um pouco melhor do que chegamos. Estreamos um novo barco aqui e sabemos que tudo faz parte do nosso aprendizado na 49er. Vamos em frente”, completou o maior medalhista do país em Olimpíada – com cinco pódios – e, que recentemente, esteve na Alemanha para a Kieler Woche, tradicional Semana de Vela de Kiel, onde conseguiu o 17º lugar.

Robert Scheidt e Gabriel Borges não treinaram sozinhos nesta sexta-feira, em Kiel. Foram para a água com as outras duplas brasileiras no Europeu, Carlos Robles Lorente/Marco Grael (terminou na 23ª colocação na classificação geral, com 82,5 pontos perdidos) e Dante Bianchi/Thomas Low-Beer (39º lugar, com 128 pontos perdidos). Na flotilha ouro, a liderança ficou com os britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 42,5 pontos perdidos. Eles e os outro nove barcos melhores classificados disputam a medal race neste sábado (5).

Mais em Vela