Siga o OTD

Vela

Zarif tem melhor dia, mas está fora da briga na Finn Gold Cup

Brasileiro ganha quatro posições após antepenúltima e penúltima regatas, mas não tem mais chances de chegar à Medal Race em Melbourne

Jorge Zarif, na Finn Gold Cup de vela Suspensão doping

O brasileiro Jorge Zarif teve seu melhor dia na Finn Gold Cup. Ganhou quatro posições na classificação geral, mas está fora da briga pelo título da competição, considerada o mundial da classe finn de vela.

Jorge Zarif conseguiu seu melhor resultado, um 12º lugar, na nona regata, a segunda desta sexta-feira (20) em Melbourne. Antes, na primeira do dia, passou na 23ª colocação, a terceira melhor do brasileiro em toda a Finn Gold Cup. A segunda foi um 21º lugar na sétima regata, disputada na quinta (19).

Com os resultados, Jorge Zarif passou a somar 212 pontos perdidos e saltou do 35º para o 31º lugar na classificação geral. Apesar da melhora, não tem mais chances de ficar entre os dez primeiros que avançam para a decisiva Medal Race. Faltando apenas mais um regata, está 120 pontos atrás da décima colocação ocupada pelo turco Alican Kayar.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Briga pela ponta

Zsombor Berecz, na Finn Gold Cup de vela
Zsombor Berecz tenta o bi da Finn Gold Cup (Robert Deaves/Finn Class)

A ponta segue com o neozelandês Josh Junior, líder desde a primeira regata da Finn Gold Cup. Ele descartou um 16º lugar na oitava, somou um oitavo na nona e tem 30 pontos perdidos.

Atrás aparece o holandês Nicholas Heiner com 46 e, em terceiro, está o húngaro Zsombor Berecz, atual campeão, com 49. Heiner e Berecz ganharam uma posição cada ao superarem o britânico Giles Scott, atual campeão olímpico, que caiu de segundo para quarto, agora com 51 pontos perdidos.

Jorge Zarif entrou no mundial como líder do ranking da classe finn.

A Finn Gold Cup deste ano é a edição de número 63 da história, que tem um outro brasileiro como um dos grandes destaques. Joerg Bruder foi tricampeão de 70 a 72 e ficou em segundo lugar em 1969. Foi criada em 1956 e, na vela, é considerado campeonato mundial da classe.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela