Siga o OTD

Vela

Zarif tem outro dia para esquecer no Mundial da classe finn

Brasileiro começou o dia tomando uma desclassificação na primeira regata e depois não passou de um 21º lugar nas duas seguintes

Finn Gold Cup com a participação de Jorge Zarif em Melbourne
(Robert Deaves/Finn Class)

O brasileiro Jorge Zarif teve mais um dia ruim na Finn Gold Cup em Melbourne. Ele disputou três regatas na madrugada de quarta (18) para quinta (19) e não passou de um 21º lugar. Com os resultados, caiu mais duas posições na classificação geral e agora é só o 35º entre os 60 participantes.

Jorge Zarif, que entrou na competição como líder do ranking mundial da classe Finn, recebeu a bandeira negra na primeira regata do dia, a quinta geral da Finn Gold Cup, sendo desclassificado da disputa.

Na segunda regata ele ficou em 31º lugar, segundo pior resultado excetuando-se a desclassificação, e na terceira e última foi apenas o 20º colocado.

Com os resultados, descartando-se a desclassificação, ele já soma 177 pontos perdidos caindo mais duas posições. Ocupa agora o 35º lugar depois de ser o 31º ao final do primeiro dia da Finn Gold Cup e o 33º no segundo dia.

As três últimas regatas antes da Final Race e da Medal Race estão marcadas para a sexta-feira de Melbourne, onde a competição está sendo realizada, ou final da noite aqui no Brasil.

Giles Scott, na Finn Gold Cup
Giles Scott cresce na competição (Robert Deaves/Finn Class)

Grandes crescem

A liderança da competição segue com o neozelandês Josh Junior, com 17 pontos perdidos, mas agora ameaçado por ninguém menos que Giles Scott, atual campeão olímpico. O britânico venceu a sétima regata e teve um décimo e um quinto lugares nas duas primeiras, passou a somar 30 pontos perdidos saltando da quinta para a segunda colocação geral.

O atual campeão da prova, o húngaro Zsombor Berecz, também cresceu subindo da oitava para a terceira colocação, agora com 35 pontos perdidos. Ele começou o dia com uma quinta colocação e depois fez um segundo e um terceiro lugar.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A Finn Gold Cup deste ano é a edição de número 63 da história, que tem um outro brasileiro como um dos grandes destaques. Joerg Bruder foi tricampeão de 70 a 72 e ficou em segundo lugar em 1969. Foi criada em 1956 e, na vela, é considerado campeonato mundial da classe.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela