Siga o OTD

Vela

Grael e Kunze têm dia para ruim e despencam em Auckland

Brasileiras entraram no último dia brigando pelo título Campeonato da Oceania de Vela, começaram bem, mas não completaram as duas últimas regatas e caíram para a nona colocação

martine Grael e Kahena Kunze, da 49erFX da vela
arquivo

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze entraram com tudo no último dia do Campeonato da Oceania de Vela, em Auckland. Porém, as atuais campeãs olímpicas da classe 49erFX não completaram as duas últimas regatas e despencaram para a nona colocação ao final da competição nesta quarta (27).

Martine Grael e Kahena Kunze começaram o dia em segundo lugar com a mesma pontuação das então líderes Stephanie Roble e Maggie Shea, dos Estados Unidos. Vinham de três regatas boas na terça (26) quando descontaram a desvantagem que tinham para as ponteiras. Em terceiro apareciam as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech.

Nesta quarta, logo na primeira regata do dia, a sétima da competição, as brasileiras assumiram a liderança já que ficaram em terceiro lugar e as líderes foram desclassificadas na largada. Porém, a seguir, as brasileiras não completaram nem a oitava nem e nona e última regatas, somando no final 71 pontos perdidos em Auckland.

Quem se aproveitou foram Alexandra Maloney e Molly Meech que, em casa, fizeram um quarto, um segundo e um sétimo lugares para vencer com 32 pontos perdidos. Stephanie Roble e Maggie Shea acabaram em segundo com 42 e, em terceiro, apareceram as espanholas Patricia Suarez e Nicole van der Velden com 47.

O Campeonato da Oceania de Vela foi disputado como preparação para o Mundial de Vela marcado para o mesmo local, entre 3 e 8 de dezembro.

+ os resultados em detalhes das regatas

Mais Brasil em Auckland

Duas embarcações brasileiras competiram na classe Nacra 17. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino vinham em sexto lugar antes das três regatas finais, mas também tiveram um dia ruim com um 20º e um 22º lugar e terminaram o campeonato em 19º. Na mesma classe, João Siemsen e Isabel Swan perderam sete posições e encerraram em 22º.

Marco Grael e Gabriel Borges não completaram nenhuma das três regatas do dia e fecharam o Campeonato da Oceania de Vela na 84ª e última colocação da classe 49er.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela