Siga o OTD

Vela

Martina e Kahena abrem semana em Enochima vencendo

Brasileias começam na frente etapa da Copa do Mundo realizada na mesma raia de Tóquio 2020 e onde elas venceram o evento teste preparatório para os Jogos

Martina Grael e Kahena Kunze no evento teste da vela para Tóquio 2020
arquivo

As brasileiras Martina Grael e Kahena Kunze começaram na frente a etapa de Enochima da Copa do Mundo de vela. Elas venceram as duas primeiras regatas da competição na classe 49erFX nesta segunda-feira, primeiro dia de disputas. Enochima será a sede da vela nos Jogos Olímpicos.

Na semana anterior, Grael e Kunze venceram ali mesmo o evento teste preparatório para Tóquio 2020. E elas foram campeãs no ano passado dessa etapa da Copa do Mundo, na mesma Enochima. “É consistência”, disse Kahena Kunze. “Vencemos apenas uma corrida no evento de teste. Isso muda muito aqui, porque um dia há uma brisa do mar e no outro está vindo da costa. É preciso se adaptar para ter sucesso”, acrescentou.

Martina Grael também prefere manter os pés no chão. “O sucesso da semana passada foi bastante questionável. As outras meninas velejaram muito bem e tivemos uma semana difícil”, comentou.

Agora, na etapa da Copa do Mundo, são doze regatas previstas antes da medal race. As brasileiras somam dois pontos perdidos. Em segundo estão Kimberly Lim e Cecilia Low, de Cingapura, com oito, e em terceiro vêm as espanholas Carla e Marta Munté Carrasco também com oito. Ainda não teve descarte.

Outros quatro barcos brasileiros estão competindo na etapa de Endochima da Copa do Mundo de vela. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino fizeram um sexto e um 20º lugares e estão em oitavo na Nacra 17. Na RS:X Patricia Farias fez três regatas e ficou em 8º, 7º e 6º. Já fez um descarte e soma 13 pontos perdidos na 8ª colocação geral.

Jorge Zariff, na Finn, e Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, na 470 masculina, fizeram somente uma regata cada e marcaram, respectivamente, um nono e um 29º lugares.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela