Siga o OTD

Vela

Scheidt, Ana e Fernanda e Zarif fecham evento teste entre os 10

Falta de ventos atrapalhou as medal races em Enoshima. Bicampeão olímpico ficou em 10º na Laser, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em 5º na 470, e Jorge Zarif em 8º na Finn

Antes da aposentadoria. Robert Scheidt irá disputar sua 7ª Olimpíada
Robert Scheidt (Pedro Martinez/SAILING ENERGY/arquivo)

Os brasileiros Robert Scheidt, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, e Jorge Zarif encerraram entre os dez as participações no evento teste da vela para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no ano que vem. As regatas foram disputadas em Enoshima. A falta de ventos nesta quinta (22) atrapalhou as medal races.

A falta de ventos cancelou a Medal Race da laser, classe de Robert Scheidt. Com isso, ele fechou a participação com a décima colocação que conseguiu nas regatas classificatórias. “Infelizmente, a medal race não foi realizada por falta de vento. Ainda fomos para a raia, mas o vento estava no limite e a comissão decidiu cancelar. Eu estava animado com a possibilidade de melhorar minha posição e, apesar de ter atingido o objetivo de estar no top 10, queria ter a chance de andar um pouquinho mais para a frente”, disse o brasileiro. “Os próximos meses serão de muito treino até o próximo desafio, o Mundial da Austrália, em fevereiro”, completou.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na 470, e Jorge Zarif, na Finn, também encerraram entre os dez. Elas conseguiram um quarto lugar na Medal Race e encerraram em quinto no geral. Jorge Zarif terminou em oitavo o evento teste da vela.

Corrida pela medalha

Robert Scheidt chegou a medal race pela primeira vez desde que decidiu interromper a aposentadoria da Classe Laser e voltar às grandes competições rumo à sétima Olimpíada.

Antes de Enoshima, ele havia chegado próximo da regata da medalha no Troféu Princesa Sofia, Semana de Vela de Hyères e Campeonato Mundial, no qual terminou em 12° lugar. O desempenho no mundial encaminha passaporte para Tóquio/2020, contudo uma confirmação de vaga depende de convocação final para a delegação brasileira.

Scheidt encerrou sua participação no Read Steady Tokyo na décima posição, com 105 pontos perdidos. Entre os melhores resultados em Enoshima, o bicampeão olímpico obteve dois quintos lugares em dez regatas.

Robert enfrentou problemas com a juria. Levou duas bandeiras amarelas pela regra 42, na qual os juízes entendem que o velejador usou o movimento do corpo para aumentar a velocidade do barco, ação conhecida por bombear. Com isso, perdeu posições em uma regata e foi obrigado a se retirar da segunda, o que lhe custou pontos importantes. O título do evento-teste ficou com o suéco Jesper Stalheim, com 60 pontos perdidos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela