Siga o OTD

Vela

Tudo aberto na medal race da 49er FX com Kunze e Grael

Martine Grael e Kahena Kunze vão à Medal Race do evento teste coladas na ponta; Scheidt e Fernanda e Ana crescem

Martina Grael e Kahena Kunze no evento teste da vela para Tóquio 2020
Sailing Energy/World Sailing

Está tudo aberto na Medal Race deste domingo na classe 49er FX do evento teste de vela para Tóquio 2020. As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze colaram de vez nas líderes britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey e trazem na cola as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech. A Medal Race será na quarta (21), à 1h30 da madrugada pelo horário de Brasília.

Dobson e Tidey vêm liderando desde o início o evento teste da vela para Tóquio 2020. Martine Grael e Kahena Kunze estão a apenas um ponto delas. Na Medal Race a pontuação é dobrada, ou seja, neste caso quem chegar na frente leva. A regata decisiva tem somente as dez primeiras colocadas das 12 primeiras regatas, serve também de critério de desempate e não pode ser descartada.

Logo atrás delas, em terceiro, estão as neozelandesas com 57 pontos perdidos, seguidas de Helene Naess e Marie Ronningen, da Noruega, com 60. São as quatro que têm chances de vencer.

A Medal Race terá também espanholas, dinamarquesas, australianas, holandesas, francesas e, em décimo, entram Stephanie Roble e Margaret Shea, dos Estados Unidos.

470, Scheidt e Zarif

Na 470 feminina, Ana Barbachan e Fernanda Oliveira venceram a última regata do dia e fizeram um quarto lugar na primeira. Cresceram e chegam na Medal Race em quarto, a dez pontos das líderes Aloise Retornaz e Camile Lecointre, da França. Na masculina, Geison Mendes e Gustavo Thiesen estão em 15º com 85 pontos perdidos e ainda faltam duas regatas antes da Medal Race.

Robert Scheidt ganhou duas posições nesta terça, na Laser, após um dia ruim na segunda, quando teve de descartar um desclassificação por um movimento ilegal. Fez um quinto e um sétimo lugares e, após oito das dez regatas, está em oitavo com 68 pontos perdidos.

Jorge Zarif teve seu pior dia na Finn. Fez um 16º na primeira regata do dia e descartou um 18º da segunda. Já foram oito de dez regatas e ele está em sétimo com 60 pontos perdidos.

Fora do Medal Race

Na Narca 17 Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino tiveram um bom dia, fizeram um quinto, um sétimo e um oitavo lugares, mas não foi o suficiente para superar Manon Audined e Quentin Delapierre. Os brasileiros terminaram em 11º com 101 pontos perdidos, atrás dos franceses que ficaram em 10º com 92 e pegaram a última vaga no Medal Race. Patricia Freitas, na RS:X, terminou em 13º lugar com 112 pontos perdidos nas onze regatas disputadas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela