Siga o OTD

Vela

Em Tóquio, Martine e Kahena vencem regata do evento teste

Dupla da 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze ocupam a 2ª colocação geral após vencerem uma regata no evento teste da vela para Tóquio 2020

martine Grael e Kahena Kunze, da 49erFX da vela

O segundo dia de disputas do evento teste da vela para Tóquio 2020 foi de ventos fracos, muita espera e algumas regatas realizadas. Felizmente, todas as classes conseguiram cair na água neste domingo e o destaque brasileiro foi a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da 49er FX, que venceu uma regata e se manteve na 2ª colocação geral.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Ainda faltam mais sete provas para que a regata da medalha seja realizada na 49er FX. A liderança é da Grã-Bretanha, com Saskia Tidey e Charlotte Dobson, que já venceram duas das cinco disputas realizadas.

Até aqui, Martine Grael e Kahena Kunze venceram uma regata e estão descartando um quinto lugar, enquanto as britânicas um quarto lugar.

Quem também venceu uma disputa foi Jorge Zarif, da Finn. O velejador brasileiro passou em primeiro na única regata do dia e subiu do 12º lugar para o quarto.

Na 470 masculina, mais uma vitória da vela brasileira. Geison Mendes e Gustavo Thiesen venceram a regata do dia e saltaram 10 posições, saindo do 21º para o 11º lugar na classificação geral.

Contudo, Robert Scheidt, da Laser, foi apenas o 18º na única regata da classe realizada e caiu da sétima para a 11ª posição. “O dia foi de muito calor e pouco vento. Eu estava bem na única regata do dia até ser penalizado. Levei uma bandeira amarela pela regra 42, por bombear a vela (pelo regulamento, a manobra, não permitida, é utilizada para ganhar mais velocidade no barco). Seguimos em frente e amanhã tem mais”, garantiu o bicampeão olímpico.

Robert é o único brasileiro entre os 35 barcos que disputam o evento-teste em Enoshima. “Claro que estou lutando para evoluir constantemente e me manter no top 10 será uma comprovação disso e uma motivação extra. Mas é muito importante aproveitar essa semana com a cabeça em 2020, aprendendo quais são os melhores caminhos quanto à preparação para os Jogos de Tóquio”, explicou Scheidt que ainda precisa esperar a convocação final para a delegação brasileira. De acordo com o critério da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ele só perde a vaga se outro atleta do Brasil subir ao pódio no Mundial da Laser em 2020.

Já na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan também caíram na classificação geral. A dupla de velejadoras terminaram na 14ª colocação na regata do dia e saíram do sexto para o oitavo lugar.

Duas regatas foram realizadas na Nacra 17. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino subiram quatro posições. A dupla conseguiu um 6º e um 3º lugar e ocupa a nona posição na classificação geral.

Fechando a participação da vela brasileira no 2º dias de provas em Tóquio, Patrícia Freitas, da RS:X, ocupa a 12ª posição após cinco regatas.

Para o terceiro dia de provas, a organização do evento testa da Vela em Tóqueio espera que quatro regatas sejam realizadas nas seguintes classes: 49er, 49erFX e Nacra 17. As classes restantes têm três regatas programadas. Restam quatro dias até a realização das regatas que definiram os pódios.

Mais em Vela