Siga o OTD

Vela

Scheidt estreia nesta quarta-feira na Semana de Vela de Kiel

Robert Scheidt e Gabriel Borges estreiam na Kieler Woche, a mais tradicional semana de vela do mundo, em Kiel, na Alemanha, nesta quarta-feira (21). O bicampeão olímpico encara a competição como mais uma etapa de sua adaptação à nova classe, a 49er, na qual busca experiência a fim de iniciar um novo ciclo, visando os Jogos de Tóquio, em 2020, onde pretende lutar pela sexta medalha na maior competição do planeta.

Scheidt se preparou para a Kieler Woche em ‘seu quintal’. Ele e Gabriel Borges treinaram por dois meses no Lago di Garda, na Itália, onde Robert mora com a família. Aos 44 anos, mantém a motivação em alta. “Vai ser a nossa primeira competição do verão europeu e estamos bem animados. Depois da disputa aqui na Alemanha, teremos o Campeonato Europeu e o Mundial. E kiel será uma regata importante para avaliar o nosso nível. Temos pouco tempo na classe e a cada dia na água aprendemos muita coisa”, explica o iatista.

A dupla brasileira chegou a Alemanha na quinta-feira (15) para aclimatação e alguns dias de preparação antes da estreia. “Fizemos bons treinos, com vento forte nos dois primeiros dias e vento fraco na sequência. Estamos em um bom momento, em uma crescente, mas é difícil saber o que esperar da competição, que terá 75 barcos na 49er e, consequentemente, um alto nível”, afirma Scheidt, que complementa. “Com muita gente na água, a largada será crucial. Tudo vai depender de largar bem. Há ainda um outro fator, que é a previsão de mudança do clima durante o evento, com tempo fechado e ventos mais fortes. Vamos ver.”

Em Kiel, serão três regatas por dia. Nesta quarta e quinta, os competidores serão divididos em dois grupos. Os melhores correm na flotilha ouro na sexta e no sábado. Os dez barcos mais bem classificados alinham para a medal race no domingo, no encerramento da Semana de Vela de Kiel. A Kieler Woche teve cerimônia de abertura no sábado (17), mas como é dividida em duas etapas, classes como a 49er só começam a partir desta quarta-feira. Além de Scheidt e Borges, outra dupla brasileira participa da modalidade na competição: Carlos Lorente e Marco Sofiatti Grael.

Susto – A preparação para a Semana de Vela de Kiel foi considerada muito boa por Scheidt, mas não esteve livre de percalços no Lago di Garda. O bicampeão olímpico sofreu uma lesão muscular no início da preparação e se viu obrigado a ficar 20 dias parado. “Durante uma manobra, o barco virou e eu cai na água. Nesse momento, bati o braço e sofri uma contusão no tríceps. O 49er é mais radical, extremo, e essas coisas acontecem. Conforme a velejada melhora, o risco diminui. Mas voltei bem e tivemos tempo de refinar as manobras, o que é muito importante em um barco como esse, que exige muita habilidade”, explica Robert.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vela