Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt sobe para 5º e segue vivo na briga por Tóquio

Melhor do Brasil em Sakaiminato, Robert Scheidt ocupa a quinta colocação e mantém proximidade com os líderes

Reprodução/Instagram

Com os resultados deste sábado (06), Roberto Scheidt segue como o melhor representante do Brasil no Campeonato Mundial da Classe Laser, que está sendo realizado em Sakaiminato, no Japão. Após mais duas regatas completas, ele ocupa a quinta posição na tabela geral de classificação. Ao término das provas, fechou com um quinto e um segundo lugares.

Considerando o desempenho total, Scheidt contabiliza 17 pontos perdidos. Os 27 da regata inicial foram descartados. Além disso, o experiente velejador brasileiro mantém a proximidade com os líderes da competição. Até aqui, Sam Meech, da Nova Zelândia, está na primeira colocação com 13 pontos perdidos.

“Foi mais um dia bom aqui em Sakaiminato. O vento continuou forte, na casa dos 18 nós, e mar com muita onda, o que gera uma disputa bem exigente fisicamente. Consegui velejar bem nas duas regatas, sendo consistente, o que me deixa bem feliz com essa atuação, tanto de hoje (sábado) como de ontem (sexta-feira). Agora começa a fase ouro, com mais seis provas. Vou tentar continuar em um ritmo bom, pois agora as coisas ficam mais complicadas. Os scores devem ser mais altos, as largadas mais difíceis, mas vou dar tudo para lutar pelo pódio e pela vaga na Olimpíada”, relatou Scheidt.

No Brasil, para se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o atleta deve ser o mais bem colocado do país nesta edição do Campeonato Mundial e ficar entre os 18 melhores classificados ao final do torneio. Contudo, a vaga ainda é provisória, já que outro velejador pode pegá-la caso seja medalhista no Evento-Teste de Enoshima ainda este ano ou subir ao pódio no Mundial da Classe Laser do ano que vem.

+CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Mais Brasil no Mundial

Além de Robert Scheidt, outros três brasileiros também disputam a competição em Sakaiminato. Depois de seis regatas completas, Bruno Fontes vem na sequência como segundo melhor representante do país no Japão. Os dois últimos resultados (3º e 6º lugares) contribuíram para a crescimento no desempenho, que garantiu um salto de 23 posições. Bruno encontra-se na 28ª colocação com 57 pontos perdidos, ao lado do estoniano Karl-Martin Rammo.

João Pedro Souto de Oliveira está no 38º lugar no momento. Ele registra 68 pontos perdidos e subiu mais sete degraus de ontem para hoje. Por fim, Philipp Grochtmann foi o único que caiu na classificação. Antes no 71º posto, tropeçou para a 74ª colocação com 113 pontos perdidos.

 

Mais em Vela