Siga o OTD

Vela

Scheidt cresce no Mundial e entra na zona da vaga em Tóquio

Scheidt sobe 25 posições no segundo dia e encosta nos líderes do Mundial da Laser, que vale na corrida para Tóquio

Robert Scheidt no Mundial da Classe Laser

O brasileiro Robert Scheidt subiu da 32ª para a sétima colocação geral do Campeonato Mundial da Classe Laser e entrou na zona de classficação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. No segundo dia das disputas em Sakaiminato, no Japão, o brasileiro fez um quarto e um terceiro lugares nas regatas três e quatro disputadas nesta sexta (5).

Robert Scheidt tem agora dez pontos perdidos, já que pode descartar os 27 da primeira regata. Além do terceiro e do quarto lugares desta sexta-feira, está na conta também o terceiro da segunda regada, disputada na quinta-feira.

“A sexta-feira foi diferente em relação ao primeiro dia. Tivemos mais vento, com cerca de 15 nós, e duas regatas bem técnicas e muito físicas. Consegui imprimir uma boa velocidade e estou contente com a maneira como velejei. O importante agora manter a regularidade e a concentração para as provas deste sábado, último dia da fase classificatória. Dei um bom passo importante para chegar até a flotilha ouro”, disse Robert Scheidt.

No Brasil, para se classificar para as Olimpíadas o velejador deve ser o mais bem colocado do país neste mundial e ficar entre os 18 primeiros no geral. Contudo, a vaga ainda é provisória, já que outro atleta pode pegá-la se for medalhista no Evento-Teste de Enoshima este ano ou subir ao pódio no Mundial da Classe Laser do ano que vem.

Mundial da Classe Laser

Largada da primeira regata do Mundial, na quinta-feira

O Mundial da Classe Laser é a terceira grande competição de Scheidt em seu retorno à classe. Entre o final de março e início de maio, ele disputou o Troféu Princesa Sofia e a Semana de Vela de Hyères. Em ambas as disputas ficou a apenas uma posição da medal race. Além disso, Robert Scheidt chegou para o Campeonato Mundial de Sakaiminato embalado pelo título europeu da classe Star.

Mais Brasil no Mundial da Classe Laser

Os outros três brasileiros que estão na disputa em Sakaiminato também melhoraram neste segundo dia. Joao Pedro Souto de Oliveira subiu da 62º para a 45ª colocação, agora com 43 pontos perdidos. Descartou 36 da primeira regata. Bruno Fontes saltou da 86ª para a 51ª. Soma 48 pontos perdidos aprós descartar 30 também na primeira regata do Mundial da Classe Laser.

Por fim, Philipp Grochtmann entrou no segundo dia em 71º e saiu em 59ª com 53 pontos perdidos. Outro que descartou a primeira regata: 35 pontos.

No final do segundo dia em Sakaiminato, o líder era o sueco Jesper Stalheim com sete pontos perdidos, ao lado do francês Jean-Baptiste Bernaz e do neozelandês George Gautrey. Hermann Tomasgaard, da Noruega, e o croata Tonci Stipanovic têm nove e, à frente de Robert Scheidt, também com dez, está o australiano Tom Burton.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela