Siga o OTD

Vela

Patrícia Freitas e dupla Martine e Kahena mantém liderança

Depois de três dias de competição, o Brasil continua dando as cartas nas classes RS:X e 49er FX da final da Copa do Mundo de vela, que está sendo disputada em Santander, na Espanha. Na primeira, a dupla campeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze tem um ponto de vantagem sobre as britânicas Dobson e Tidey. Na segunda, Patrícia Freitas manteve seis pontos de frente sobre a chinesa Yunxiu Lu, que é a segunda colocada.

Patrícia Freitas teve seu pior dia na final da Copa do Mundo de vela nesta quinta-feira. Foi a primeira vez em que ela não venceu nenhuma das três regatas que foram disputadas, mas isso não quer dizer que ela foi mal. A brasileira teve um segundo, um terceiro e um sexto lugar, chegando a 20 pontos perdidos contra 26 da adversária mais próxima.

Em nove regatas disputadas até agora, Patrícia Freitas ganhou duas e ficou entre as três primeiras colocadas em sete, regularidade que está fazendo a diferença para a manutenção da liderança na classe RS:X da final da Copa do Mundo de vela.

Na 49er FX, a disputa está mais acirrada. Martine Grael e Kahena Kunze chegaram a perder a liderança na quarta-feira depois de serem desclassificadas na sexta regata da competição em que tinham ficado em sexto lugar. Mas as campeãs olímpicas se recuperaram nesta quinta-feira. As duas primeiras regatas do dia foram vencidas pelas britânicas Dobson e Tidey. Em ambas, as brasileiras ficaram em segundo. Com esses resultados, a dupla europeia chegou a abrir três pontos de vantagem na classificação geral.

Mas na última regata do dia, Martine Grael e Kahena Kunze mantiveram a regularidade e terminaram outra vez em segundo, enquanto Dobson e Tidey ficaram na sexta colocação. Com o resultado, as brasileiras chegaram a 23 pontos perdidos contra 24 das britânicas.

Nesta sexta-feira acontecem as três últimas regatas tanto da RS:X quanto da 49er FX para definir os dez classificados que vão disputar a Medal Race no final de semana.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela