Siga o OTD

Vela

Brasil disputa regata da medalha na 470 em Marselha

Fernanda Oliveira e Ana Luiz Barbachan disputam neste domingo (9) a regata da medalha da classe 470 feminina, na França

Jesus Renedo_Sailing Energy

A vela brasileira está mais uma vez na luta por pódio. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputam neste domingo, dia 9, a regata da medalha da classe 470 feminina na etapa Final da Copa do Mundo de Vela da World Sailing 2018/2019, em Marselha, na França. As brasileiras entram na água na sexta colocação, com 72 pontos perdidos, mas ainda com chances de alcançar as espanholas Silvia Mas Despares e Patricia Canteros Reina (60 p.p.), que ocupam a terceira posição. A programação do último dia de competição começa às 7h (de Brasília).

Fernanda e Ana venceram a primeira das duas regatas disputadas neste sábado, dia 8, fechando bem a fase de classificação. As brasileiras passaram praticamente a semana toda velejando dentro do top 10 numa raia de alto nível técnico. A atual campeã olímpica Hannah Mills, da Grã-Bretanha, lidera o campeonato ao lado de Eilidh McIntyre. E as campeãs europeias Camille Lecointre e Aloise Retornaz, da França, aparecem em segundo lugar.

O Brasil também esteve representado em Marselha na classe Nacra 17. A dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino teve problema de quebra de mastro no segundo dia do evento, terminando na 15ª colocação, com 129 pontos perdidos. João Bulhões e Isabel Swan ficaram em 12º (123 p.p.). O pódio foi decidido neste sábado, com o ouro ficando com os italianos Vittorio Bissaro e Maelle Frascari, com 32 pontos perdidos.

A Final da Copa do Mundo é a última das quatro etapas do circuito da World Sailing. A temporada 2018/2019 foi aberta em setembro do ano passado, em Enoshima (Japão), com paradas também em Miami (Estados Unidos), no último mês de janeiro; e Gênova (Itália), em abril. Em Marselha, entraram na água ao todo 325 velejadores, de 41 nações.

Mais em Vela