Siga o OTD

Vela

Scheidt abre vantagem na liderança do Europeu de Star

Bicampeão olímpico se manteve no top 5 nas três regatas disputadas nesta quinta-feira (16),e abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado

Gilles Morelle / SSL

Robert Scheidt segue na liderança do Campeonato Europeu de Star. Disputado em Riva Del Garda, norte da Itália. Nesta quinta-feira (16), o bicampeão olímpico fez valer uma de suas marcas registradas: a regularidade. Ao lado do proeiro Henry Boening, o Maguila, manteve-se entre os top 5 nas três regatas do dia. Cruzou a linha de chegada em 3°, 5° e 2° lugares para abrir vantagem na ponta da classificação geral. Com nove pontos perdidos, tem seis de vantagem para o italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen.

O bom desempenho mantém Scheidt confiante, contudo, ele reafirma o alto nível da competição e reconhece dificuldades enfrentadas no Lado Di Garda. “Está muito difícil de sair do congestionamento na largada, mas até agora não tivemos nenhuma regata ruim. Enfrentamos um pequeno problema com nossa vela logo na primeira largada nesta quinta-feira, o que nos preocupou até o final da terceira disputa. A cruzeta de outro barco fez um rasgo pequeno, mas não chegou a comprometer. Agora vamos repará-la até amanhã (sexta-feira, 17)”, explicou o velejador após um dia de sol em Riva Del Garda, com 18ºC e vento sudoeste entre 10 e 12 nós.

Com 46 anos de idade, Robert trabalha corpo e mente para seguir sendo competitivo no vela internacional. Problemas no equipamento e longos períodos na agua em um local de vento forte como a Lago Di Garda, colocam sua preparação física à prova. “Precisamos estar recuperados e seguir bem preparados para a sequência deste Campeonato Europeu, onde temos 90 barcos na disputa. Com três regatas nesta quinta-feira, tivemos um dia que exigiu muito fisicamente. Agora é descansar e seguir focado para velejar bem nesta sexta”, completou o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.

Mais em Vela