Siga o OTD

Vela

Brasil tem bons resultados e luta por medalhas na Copa do Mundo

Com duplas registrando bom desempenho e avançando para as finais, Brasil briga por pódio no final de semana da Copa do Mundo

Créditos: Jesus Renedo / Sailing Energy

O quarto dia da etapa de Miami da Copa do Mundo de vela aconteceu nesta sexta-feira (01). Contando com o bom desempenho dos atletas, o Brasil registra resultados importantes na luta por medalhas no final de semana. Destaque para as duplas que atuaram nas classes 49er FX (Martine Grael e Kahena Kunze), Nacra 17 (Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino) e 470 feminino (Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan).

Martine e Kahena fecharam as nove regatas da 49er FX com o total de 73 pontos totais, atrás apenas de Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, que garantiram a liderança com 61 pontos. As brasileiras tiveram um péssimo início nas primeiras provas, recuperando o prejuízo ao longo da disputa. Hoje, Martine e Kahena venceram duas das três regatas, pulando cinco posições na tabela de classificação. As britânicas Dobson e Tidey estão empatadas com as brasileiras. Na primeira regata do dia, terminaram com a oitava colocação. A corrida decisiva que decidirá as medalhistas acontece neste sábado (02), valendo pontuação dobrada.

Na classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino participaram de três regatas, assegurando a primeira posição por duas oportunidades. Na primeira atuação do dia, ficaram com 14ª colocação na décima regata. Com os resultados finalizados, a dupla brasileira terminou na vice-liderança geral com 80 pontos. Jason Waterhouse e Lisa Darmanin, da Austrália, estão à frente com 62 pontos conquistados. A medal race também ocorrerá no sábado.

Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan conseguiram resultados importantes na 470 feminino. Com duas vitórias em três regatas, além de um terceiro lugar, as atletas do Brasil subiram para a segunda colocação na classe, atrás das alemãs Fabienne Oster e Anastasiya Winkel. A equipe brasileira tem 40 pontos, enquanto as rivais anotam 24. Ainda faltam quatro regatas a serem disputadas.

Na Laser Radial, Gabriela Kidd não teve o desempenho dos sonhos. Nas quatro regatas disputadas, em dia de altos e baixos, terminou na 35ª, 6ª, 6ª e 48ª posições, respectivamente. Faltando duas provas, a brasileira é a 17ª na tabela de classificação.

Mesmo com o segundo lugar na última regata desta sexta-feira, João Pedro Oliveira se manteve na 54ª colocação geral da categoria Laser. Nas três provas anteriores, João Pedro ficou em 15º e 22º por duas oportunidades. Ainda faltam duas regatas.

Pela classe Finn, Jorge Zarif caiu uma posição com os resultados, sendo o 14º colocado geral. Nas parciais do dia, teve 17º e 12º colocações, com três regatas restantes.

Já no 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram a classe na 23ª posição ao final de todas as regatas. Nesta sexta-feira, tiveram a pior pontuação (37), descartada na sequência, além de um 25º lugar.

Por fim, no RS:X feminino, Bruna Martinelli também não conseguiu a recuperação nas regatas derradeiras da categoria. A brasileira terminou o dia com 26ª, 25ª e 14ª colocações. Na tabela geral, fechou a sua participação na 29ª posição.

Mais em Vela