Siga o OTD

Pan 2019

Copa Brasil de Vela tem os primeiros vencedores

Jorge Zarif, na classe Finn, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, na Nacra, e Brenno Francioli, na RS:X, confirmam o título e a vaga para o Pan de Lima

Gabriel Heusi/CBVela

Nesta sexta-feira (23) saíram os primeiros vencedores em algumas das classes da Copa Brasil de Vela 2018. Além da 470 feminina, as classes Finn, Nacra 17 e RS:X masculina também tiveram os campeões na sede Oceânica Jurerê, do Iate Clube de Santa Catarina.

Na Finn, Jorge Zarif, com nove pontos perdidos, já não pode mais ser alcançado. Na RS:X masculina, Brenno Francioli assegurou o primeiro lugar (16 p.p.); e na Nacra, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino já são os campeões (11 p.p.).

Os vencedores farão parte da Seleção. Nas classes RS:X e Nacra, valeu vaga para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“Para mim é muito especial. Nunca participei antes dos Jogos Pan-Americanos. Vai ser um bom campeonato para a gente começar a representar o Brasil antes de ir em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos”, afirmou Gabriela Nicolino.

“O Pan já tem um pouco do clima de Jogos Olímpicos. Quanto mais experiências a gente tiver nesse sentido, melhor para a gente. Sem dúvida vai ser uma competição muito difícil”, completou Samuel Albrecht.

Jovens aproveitam para aprender com medalhistas olímpicos

Para 41 atletas da Vela Jovem, a competição tem um sabor especial. As promessas disputam a competição lado a lado com ídolos do esporte e medalhistas olímpicos. Robert Scheidt, Fernanda Oliveira, Isabel Swan, além de Torben Grael acompanham as regatas na água. Neste sábado (24), a competição chega ao fim.

“Essa oportunidade está sendo muito boa. São velejadoras com muito mais experiência do que eu. Além de poder me comparar com elas, ganho muita experiência de tática de regata, de regras. A Copa Brasil está sendo um momento de pura evolução para mim”, afirmou Larissa Schenker, sexta colocada no Mundial da Juventude 2018 na classe RS:X feminina, que em Florianópolis está competindo boia a boia com Patrícia Freitas, bicampeã pan-americana; e Bruna Martinelli.

Na classe Laser, o gaúcho Tiago Quevedo, representante do país nas duas últimas edições do Mundial da Juventude, aproveita uma oportunidade rara em Florianópolis. Na Copa Brasil, ele está na mesma raia do bicampeão olímpico Robert Scheidt.

“Eu aprendi muito sobre o barco, sobre as técnicas. Simplesmente velejando perto do Robert, por exemplo, você consegue absorver detalhes. A gente aprende até fora d’água: o cuidado com o material, o perfil de um atleta profissional”, disse Tiago, de 18 anos.

Na classe 420, a pernambucana Marina da Fonte, sétima colocada no Mundial da Juventude 2018, divide a raia com a medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que sacramentou neste sábado a vitória na 470 feminina, ao lado de Ana Barbachan.

“É muito importante. Esses campeonatos fazem a gente evoluir, com esses profissionais da vela. Eles apoiam a gente, dá para ver o preparo antes de ir para água, a concentração”, afirmou Marina, de apenas 15 anos.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Pan 2019