Siga o OTD

Vela

Briga pela liderança da Classe Snipe agita o dia na Copa Brasil

Competição ainda conta com o medalhista olímpico Torben Grael acompanhando e orientando os jovens talentos da vela brasileira

Gabriel Heusi

O segundo dia da Copa Brasil de Vela teve a classe Snipe com uma briga intensa pela liderança. Com vento nordeste firme, de 10-14 nós, o dia foi de grandes disputas dentro d’água. Campeão Pan-Americano de Sunfish, o timoneiro Matheus Dellagnelo sonha com uma vaga em Lima 2019, desta vez no Snipe. Velejando com Isabela Rocha de Faria, o atleta aproveitou seu conhecimento local para vencer duas das três regatas e assumir a liderança.

“O nível do Snipe é muito forte e ontem acabei cometendo erros que não posso numa competição deste porte. Hoje corrigimos os erros e voltamos para a briga. Tem muita coisa pra rolar até o final da competição”, afirma Matheus.

Nas classes Snipe, Fórmula Kitesurfe, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

Torben Grael orienta os jovens velejadores

A Copa Brasil de Vela 2018 teve regatas disputadas e decididas nos detalhes nesta quarta-feira (21), segundo dia de competição. Porém, o nível técnico do evento também é alto nos botes de quem está acompanhando o campeonato. Coordenador técnico da vela brasileira e com cinco medalhas olímpicas, Torben Grael passou o dia acompanhando os promissores velejadores. Eles disputam as classes da Vela Jovem e receberam orientações valiosas.

“Vendo de fora a gente consegue auxiliar de muitas maneiras e essa troca é sempre bacana, especialmente com os velejadores mais novos. Desde o último ciclo olímpico a CBVela tem feito um trabalho forte com os atletas de Vela Jovem e no futuro isso trará bons resultados”, avalia Torben Grael, que também elogiou bastante a estrutura da Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina.

Juan Ignácio Sienra/ CBVela

Um dos atletas que teve a oportunidade de bater um papo entre uma regata e outra com Torben foi José Irineu, do Iate Clube de Santa Catarina. Ele ouviu instruções sobre como melhorar o rendimento nas regatas.

“Não é todo dia que a gente tem o Torben dentro d´água para dar dicas. Foi uma experiência muito boa. Ele falou comigo sobre regulagem e outras coisas importantes. Gostaria muito de ter ele como meu técnico”, disse José Irineu.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vela