Siga o OTD

Vela

Disputa na Nacra 17 é destaque no 1º dia da Copa do Brasil

Divulgação

O primeiro dia de regatas da Copa Brasil de Vela 2018 teve uma disputa particular na raia da Sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina, nesta terça-feira, dia 20. Na classe Nacra 17, um duelo de alto nível técnico teve como protagonistas, de um lado, a dupla Samuel Albrecht/ Gabriela Nicolino, 5ª colocada no Campeonato Mundial deste ano; e do outro lado a recém-formada parceria de João Bulhões com a medalhista olímpica Isabel Swan.

Samuel e Gabriela pularam na frente, vencendo duas das três regatas do dia e somando 4 pontos perdidos (1+1+2). Mas João e Isabel ganharam a outra prova desta terça-feira e estão em segundo lugar (8 p.p., 4+3+1). O confronto promete ser uma das grandes atrações do campeonato, até porque está em jogo também a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“A disputa entre as duas duplas é saudável e de respeito. Admiro o João por estar na segunda campanha dele e vejo que a classe Nacra brasileira evoluiu muito. Nós dois temos condições de representar muito bem o país. Quanto à Copa Brasil, com certeza será bem acirrada e a definição deve acontecer no sábado, no último dia de regatas”, afirmou Samuel Albrecht, na saída da água.

“Nós temos uma disputa grande, mas eu e Isabel estamos aqui mais até para aprender. Nunca havia entrado com a Isabel em um barco em regata numa competição e estou bem contente. Já no primeiro dia evoluímos muito. Velejar com ela é muito bom. Além de ser uma grande velejadora, é também uma pessoa com uma energia incrível e que aprende tudo muito fácil”, disse João Bulhões.

Com o expressivo total de 110 barcos inscritos, a Copa Brasil de Vela 2018 teve seu primeiro dia de regatas com boas condições em Florianópolis, e ventos de 10 a 13 nós.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

Mais em Vela