Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt vence o Sul-Americano da classe Star

Velejador teve Arthur Lopes como proeiro e venceram no desempate. Lars Grael e Samuel Gonçalves foram vice; Jorge Zarif e Ubiratan Matos ficaram em terceiro

José Olímpio.com/ICRJ/Divulga

Robert Scheidt é campeão sul-americano da classe Star 2018. E foi com emoção. Em parceria com o proeiro Arthur Lopes, o bicampeão olímpico venceu a primeira regata deste domingo (11), no Iate Clube do Rio de Janeiro. Na sequência, cruzou em segundo na última prova. Com isso, saiu do quarto lugar na classificação geral, com 20 pontos perdidos, para a liderança, com 14, após os descartes. Contudo, a dupla Lars Grael e Samuel Gonçalves obteve os mesmos resultados, mas em regatas invertidas e chegou a mesma pontuação. O título foi decidido apenas no terceiro critério de desempate. Estavam iguais em número de vitórias (duas) e segundos lugares (um). A terceira posição obtida no sábado (10), deu a taça a dupla Scheidt e Lopes.

“Foi um domingo bom no Rio de Janeiro, com vento forte e sol. Honestamente, para mim é inacreditável conquistar esse título. Começamos o dia distantes do primeiro lugar e eu acreditava mais na possibilidade de um pódio. Mas foi um dia bem velejado. Estou feliz e surpreso por virar o jogo nas últimas regatas. E foi a primeira vitória importante com o Arthur Lopes. Havíamos ganho o Campeonato Paulista, mas vencer o Sul-Americano é importante para a gente”, comentou Roberto Scheidt.

A conquista do título estadual da classe Star foi em abril, no Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo.

A campanha da dupla vitoriosa e a competição

O tempo não ajudou os velejadores no Rio de Janeiro nos primeiros dias do sul-americano. Na quinta-feira (8), as regatas foram canceladas por falta de vento. Na sexta (9), apesar de as condições meteorológicas continuarem difíceis, foram três provas. Scheidt e Lopes foram melhorando o desempenho ao longo do dia. Começaram com um nono lugar, subiram para sétimo na e terminaram cruzando a linha de chegada na liderança na última regata. No sábado (10), mantiveram a regularidade com um terceiro lugar e, neste domingo (11), apresentaram o melhor desempenho com mais uma vitória e um vice.

O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano do Rio de Janeiro, que contou ainda com competidores da Europa. Entre os 20 barcos participantes, 16 competiram tinham a bandeira verde-amarela, dois argentinos, um italiano e um holandês. No pódio, Robert Scheid e Arthur Lopes, Lars Grael e Samuel Gonçalves e a terceira posição foi de Jorge Zarif e Ubiratan Matos. No geral, os oito primeiros colocados foram brasileiros.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vela