Siga o OTD

Vela

Copa Brasil de Vela será seletiva para formar a seleção

Competição será disputada em todas as classes e servirá para definir os integrantes da seleção na próxima temporada, bem como quem irá ao Pan de Lima

Copa Brasil de Vela
Green Multimídia

O mês de novembro é dos mais importantes no calendário da vela nacional. Justamente na cidade de Florianópolis vai acontecer a Copa Brasil de Vela, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. A competição servirá como seletiva para formar a seleção brasileira da temporada 2019 e definir os velejadores que irão aos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Primeiramente, antes da principal competição, acontecerá o Sul-Brasileiro de Optimist. Entre os dias 15 e 18, deve reunir mais de cem velejadores da vela de base do país.

Na sequência, os melhores atletas nacionais entram em ação na Copa Brasil de Vela, principal competição promovida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), entre os dias 19 e 24.

Assim, farão parte do programa de regatas, marcado entre os dias 19 e 24, as disputas nas classes Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe e Lightning. Além disso, o 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino também estarão na disputa pela Copa Brasil de Vela Jovem.

“Esse será o maior evento já realizado pelo Iate Clube de Santa Catarina em sua história. É a primeira vez que o clube realizará quatro campeonatos sul-americanos simultaneamente, além de sediar uma competição com as classes olímpicas, pan-americanas e da juventude. O evento tem uma importância enorme, pois define diversas vagas para os jogos pan-americanos, além disso a formação para a equipe olímpica será importantíssima pois o ano de 2019 é o que antecede a Olimpíada de Tóquio”, ressalta Ricardo Navarro, árbitro geral da Copa Brasil de Vela.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vela