Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt inicia disputa do Sul-Americano da Star no Rio

Bicampeão olímpico volta a velejar na classe que lhe rendeu duas medalhas e usará a competição como preparação para a SSL Finals

Robert Scheidt está no Brasil em busca de mais um título. O bicampeão olímpico da vela disputa o Sul-Americano da Classe Star a partir desta quinta-feira (8), no Iate Clube do Rio de Janeiro. A expectativa é de uma flotilha de alto nível, pois reunirá grandes nomes do Brasil. Além disso, terão barcos da Argentina e Chile na disputa.

“Estou animado. É sempre bom voltar a velejar de Star, pois é uma classe que gosto muito. E no Rio de Janeiro, que é um lugar muito agradável. Além disso, a competição ajudará na preparação para a SSL Finals, nas Bahamas, em dezembro”, explica.

As águas cariocas trazem boas lembranças, pois há um ano, ele ganhava a Taça Royal Thames. Na época, seu proeiro era Henry Boenning, o Maguila. No entanto, desta vez vai correr o campeonato com Arthur Lopes, com quem já comemorou um título em 2018. Eles foram campeões paulista da Star, no Yacht Club Santo Amaro, no mês de abril.

Para Robert, que também se dedicou à vela oceânica nesta temporada, o importante é velejar em alto nível neste retorno a Star. “Teremos uma flotilha muito forte nesse Campeonato Sul-Americano, com o Lars Grael, Marcelo Fucks, o Jorginho Zarif (que conquistou o título mundial de Star ao lado de Guilherme de Almeida em outubro), entre outros grandes velejadores”, avalia.

Foco na SSL Finals

Scheidt compete no Rio concentrado em elevar seu nível visando a disputa da SSL Finals, em dezembro, nas Bahamas. Contudo para essa competição, volta a formar dupla como Henry Boenning, com quem conquistou o vice-campeonato em 2017.

“O Maguila vai competir com o Dino Pascolato no Sul-Americano. Voltaremos a velejar juntos na final da Star Sailors League e, por isso, aproveitaremos para fazer alguns treinos antes da regatas começarem”, conta Robert.

Títulos de Robert Scheidt

Cinco medalhas olímpicas: Ouro : Atlanta/96 e Atenas/2004 (classe Laser); Prata : Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star); Bronze : Londres/2012 (Star).

179 títulos : 87 internacionais e 92 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, em 2016. Em novembro de 2017, pela Star, conquistou a Taça Royal Thames e, neste domingo, o Paulista de Star.

Laser: Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013.
*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt.

Star: Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*.
*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vela