Siga o OTD

Uncategorized

Um cavaleiro Jedi em clima olímpico

O inglês Bob Anderson: de atleta olímpico a dublê de Darth Vader

O inglês Bob Anderson (à direita): de atleta olímpico a dublê de Darth Vader na série Star Wars

Maior sucesso entre os lançamentos do cinema do final de 2015, “Star Wars – O Despertar da Força”, sétimo filme da saga criada pelo diretor George Lucas na década de 70, me faz recordar que esta série fantástica tem uma ligação com os Jogos Olímpicos. E com um de seus personagens mais carismáticos.

Fui consultar os meus arquivos e recordei que há quatro anos, em 1º/1/2012, morria o inglês Bob Anderson, que durante muito tempo atuou como treinador de esgrima para atores de Hollywood. O grande momento de Anderson foi ter atuado como dublê das cenas de lutas com o sabre de luz entre o personagem de Darth Vader, o grande vilão da primeira triologia da saga e considerado o maior vilão do cinema moderno, contra os também cavaleiros Jedis Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker.

>>> Veja também: Confira o calendário olímpico de 2016

Anderson foi escolhido por Lucas para as cenas de batalha por causa da absoluta falta de jeito do então ator inglês David Prowse, que estava debaixo da roupa de Vader, com os movimentos da esgrima.

Mas qual a ligação de Bob Anderson com a esgrima? Em 1952, ele integrou a equipe da Grã-Bretanha que disputou a prova de esgrima por equipes nos Jogos Olímpicos de Helsinque. Mas ele deixou as Olimpíadas de mãos abanando: sua equipe ficou em quinto lugar, empatado com Bélgica, Áustria e Polônia.

Mais em Uncategorized