Siga o OTD

Triatlo

Jovens se destacam no último dia do Pan-Americano, em Brasília

No último dia de competições no Pan-Americano de Triatlo, o destaque ficou com os atletas da categoria júnior, entre 16 e 17 anos

Terminou neste domingo (24) a disputa do Campeonato Panamericano de Triathlon em Brasília. O destaque do dia ficou com a nova geração da modalidade, atletas de 16 e 17 anos, muito talentosos, que integram a categoria Junior. A disputa estava em intensa, uma vez que a prova era classificatória para a Grand Final do Mundial de Triathlon, marcada para setembro na Austrália. Mas Cecília Ramirez e Aram Peñaflor estavam inspirados e colocaram o México no topo do pódio.

Na prova feminina, as atletas dos Estados Unidos puxaram um ritmo forte desde a natação. Algumas jovens da equipe inclusive integram o grupo de alto rendimento da ITU (Origin Performance). Mas foi na corrida que Cecília Ramirez conseguiu ampliar a vantagem, finalizando a prova quase 50 segundos a frente da segunda colocada, a norte-americana Gillian Cridge. A canadense Hannah Henry completou o pódio, em terceiro lugar. Giovanna Lacerda foi a melhor brasileira na prova, cruzando a linha de chegada na 7ª posição. Gabrielle Lemes foi a 10ª colocada e Alice Tinelli encerrou na 17ª posição.

“Foi minha primeira prova no Brasil, gostei muito. Brasília é um ótimo lugar para competir. Me senti bem na corrida, mas também foi necessário manter um bom ritmo nas demais etapas para alcançar um bom resultado”, contou a mexicana Cecília Ramirez.

Já na prova masculina, o Brasil começou bem com Miguel Hidalgo e José Hamilton saindo da água entre os primeiros colocados. Um pequeno grupo seguiu firme no ciclismo e a definição da prova ficou para a etapa de corrida. Os jovens de Estados Unidos, Canadá e México mais uma vez dominaram a disputa, que terminou com Aram Peñaflor em primeiro, Abraham Rodriguez, também do México, em segundo, e o canadense Pavlos Antoniades em terceiro. Miguel Hidalgo foi o oitavo, Antonio Bravo Neto ficou na 18ª posição, Pedro Henrique Boff finalizou na 24ª colocação, José Hamilton cruzou em 24º lugar e Luiz Gabriel Shianti terminou na 29ª posição.

Com esse resultado Giovanna Lacerda, Gabrielle Lemes e Miguel Hidalgo conquistaram a vaga para representar o Brasil na Final do Mundial em Gold Coast.

Triatletas amadores (age group) também fizeram bonito competindo em casa na distância sprint – 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Com apenas 18 anos, o paranaense Christian Fernandes foi o primeiro colocado entre os homens, fechando o percurso em 1h06min02. Manoela Elias Amaral foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 1h16min41.

“Gostei muito. A natação foi a etapa em que mais treinei. Consegui abrir mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado no pedal. Na corrida acabei administrando, vim em um bom ritmo e acelerei mais na última volta”, afirmou Christian, campeão geral e da categoria 18-19 anos.

Mais em Triatlo