Siga o OTD

Triatlo

Copa Triathlon Brasil consagra Bruno e Gabrielle em Floripa

divulgação

Gabrielle Lemes e Bruno Matheus mostraram potencial na disputa do Infantil Copa Triathlon Brasil

O último final de semana foi de muita emoção e festa na praia de Jurerê internacional, em Florianópolis (SC). A segunda etapa da Copa Triathlon Brasil reuniu grandes nomes e destaques da nova geração da modalidade. O veterano Bruno Matheus garantiu o título na elite masculina, enquanto Gabrielle Lemes, de 16 anos, mais uma vez surpreendeu as adversárias e cruzou em primeiro lugar entre as mulheres.

Com um percurso de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, a prova foi definida nos detalhes. Bruno Matheus venceu a disputa contra Edivânio Monteiro no sprint final, finalizando a prova em 57min41s, apenas 7 segundos de vantagem para o (57min48s). Logo em seguida, veio o jovem Miguel Hidalgo, de 17 anos, terceiro colocado geral (58min11s) e campeã na Junior masculina. Completaram o pódio Bruno Andrade Vieira, quarto colocado e campeão na sub23 (58min28), e Felipe Annunciato, quinto geral e terceiro na elite (59min10).

Na prova feminina, os jovens talentos que estão sendo formados nas categorias de base deram show. Gabrielle Lemes, integrante da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, finalizou a prova 1h05min19s. Djenyfer Arnold, campeã antecipada do Brasileiro de Aquathlon 2018, foi primeira na elite e segunda colocada geral (1h05min33s). Clara Carvalho, que venceu na semana anterior a segunda etapa do Brasileiro de Duathlon em BH, foi a terceira a cruzar a linha de chegada e garantiu o título na sub23 feminina (1h05min43s). Giovanna Lacerda, de 15 anos, foi a quarta colocada geral e segunda na Junior (1h06min59s). Barbara Santos encerrou em segundo na sub23 e quinta geral (1h07min31s).

“A prova teve várias dificuldades, mas saio contente com o o resultado. Consegui encaixar uma boa natação. Fiz um pedal mais tranquilo do que nas outras etapas. Já na corrida, fiz uma semana de recuperação após a disputa do Brasileiro de Duathlon, mas consegui desenvolver um bom tempo”, contou Gabrielle, que se prepara para a disputa da seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude em Salinas no mês de junho.

Quem também fez bonito em Santa Catarina foram os atletas do triathlon paralímpico. Cerca de 18 paratriatletas mostraram muita garra e alegria na competição. Entre os destaques estavam Carlinhos Viana e Jorge Fonseca, integrantes da seleção brasileira de Triathlon Paralímpico, que venceram nas categorias PTS5 e PTS4, respectivamente. A dupla embarca nos próximos dias para um intercâmbio na Europa e depois competem em uma das etapas do circuito mundial na Itália.

Novas caras aparecem no Ranking Triathlon Brasil

Abril foi um mês mais tranquilo para os atletas de alto rendimento que figuram no Ranking Brasileiro de Triathlon.

Praticamente não houve alterações no topo da tabela de classificação na Elite e Sub23. Manoel Messias segue na liderança do ranking masculino, seguido por Diogo Sclebin e Danilo Pimentel, enquanto Luísa Baptista é a primeira colocada no ranking feminino, que tem Bia Neres em segundo lugar e Vittória Lopes em terceiro.

Por outro lado, a novas caras surgiram na classificação, como Djenyfer Arnold, campeã antecipada do Brasileiro de Aquathlon, agora na 11ª colocação entre as mulheres. Com a vitória na segunda etapa da Copa Triathlon Brasil em Florianópolis, Bruno Matheus apareceu em 17º lugar, seguido por Bruno Vieira, campeão da prova na sub23, agora na 18ª posição. Felipe Annunciato também conquistou seu lugar no ranking, figurando na 21ª posição.

Miguel Hidalgo e Gabrielle Lemes também continuam no topo da categoria Junior, mas entre os meninos algumas mudanças de posição se destacam, como Luiz Gabriel Shianti subindo para a vice-liderança, deixando Hugo Leão em terceiro, e Matheus Cunha assumindo a quarta posição, seguido por Antônio Bravo.

Mas a nova geração também pode celebrar a chegada do ranking Youth (15 anos), que tem neste momento Renan Portela na liderança, seguido por Rafael Santos, segundo, e Vitor Hugo Pereira, terceiro. Luiz Alexandre Souza é o quarto colocado. Mariana Latgé é a única menina rankeada nesta categoria.

Mais em Triatlo