Siga o OTD

Triatlo

Salvador recebe os triatletas mais rápidos das Américas

A Copa Continental de Sprint Triathlon agitará o domingo em Salvador. 

Neste domingo (18) a capital baiana verá uma disputa eletrizante que envolve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo, 5 km de corrida. A Copa Continental de Sprint Triathlon, evento chancelado pela Federação Americana (CAMTRI) e pela União Internacional de Triathlon (ITU), reúne cerca de 300 atletas de alto nível.

Participam da prova na praia de Piatã grandes nomes da modalidade como Manoel Messias, campeão pan-americano, Diogo Sclebin, vice-campeão sul-americano, Danilo Pimentel e Kauê Willy, integrantes da seleção brasileira, os experientes Reinaldo Colucci e Anton Ruanova, além de Bia Neres, campeã mundial militar, e Luísa Baptista, líder do ranking feminino nacional.

“Fiquei muito feliz com a entrada de eventos internacionais no calendário de provas do país. Tivemos uma Olimpíada aqui e temos condições para realizar qualquer prova de nível internacional de triathlon. Acho que Salvador tem uma estrutura ótima e a torcida sempre ajuda muito”, conta Bia Neres, integrante da seleção brasileira.

Além disso, a prova será uma grande oportunidade para dois jovens soteropolitanos mostrarem seu potencial. Beatriz Dumet era atleta de ginástica artística mas migrou para o triathlon aos 14 anos, conquistando resultados expressivos nas categorias de base, incluindo a participação em Mundiais da ITU.

Agora, aos 20 anos pretende ser a primeira triatleta baiana a disputar uma Olimpíada em Tóquio 2020.

Já David Lucas, tem 16 anos, é proveniente de um projeto social, conquistou o título de campeão brasileiro na sua categoria e em 2017 foi convocado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para representar o Brasil em “Missão Oficial” nos Jogos Sul Americanos da Juventude em Santiago.

Nesta temporada a meta é alcançar a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires e a prova em Salvador foi escolhida como única classificatória para a seletiva da Confederação Americana de Triathlon (CAMTRI), que ocorre em 30 de junho no Equador.

Competição para todas as idades

Paralelamente ao evento internacional, ocorre também a 1ª etapa da Copa Triathlon Brasil, principal circuito de sprint triathlon do país.

A prova é aberta a todos os triatletas federados que se inscrevem nas categorias de idade (Age Group). Vale lembrar que a Copa Triathlon Brasil soma pontos importantes no ranking nacional, que pode classificar atletas para os Campeonatos Mundiais da ITU, como a Grand Final de 2019, em Lausanne, na Suíça.

Serviço
CAMTRI SPRINT TRIATHLON AMERICAN CUP E 1ª ETAPA DA COPA TRIATHLON BRASIL
Data: 18 de março (domingo)
Local: Praia de Piatã

Programação

7h30 – Abertura da área de Transição Categorias de idade (Age Group) / Paratriathlon

9h15 – Largada Categorias de idade – Masculino

9h20 – Largada Categorias de idade – Feminino

9h25 – Largada Paratriathlon

10h – Abertura área de transição Elite / Sub23 / Junior

11h15h – Largada Elite / Sub23 / Junior Masculino

11h30h – Largada Elite / Sub23 / Junior Feminino

13h – Início da Premiação

Mais em Triatlo