
Triatlo brasileiro marcou presença em etapas internacionais e nacionais em 2017. Veja o balanço do ano!
A primeira medalha brasileira do Triatlo em 2017 foi no Pan American Cup, na Argentina. O responsável pela conquista foi o paranaense Eduardo Lass, que conquistou o bronze no percurso de 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
Em março, foi a vez da principal esperança do triatlo brasileiro, o campeão mundial júnior em 2015 e vice sub-23 em 2016, Manoel Messias ter uma conquista. O triatleta conquistou o Pan-Americano em Montevidéu, que valeu para a American Cup, para o Ibero-Americano e para o Sul-Americano da modalidade.
O Campeonato Brasileiro de Triatlo movimentou João Pessoa, na Paraíba, em maio. Beatriz Neres, com o tempo de o tempo de 2.11:02, e Reinaldo Colucci, com 2.00:49, saíram com a medalha de ouro da competição.
Também em maio, seis atletas brasileiros participaram da etapa de Madrid da Copa do Mundo de Triatlo. O melhor resultado foi também de Manoel Messias, que terminou a prova masculina na 23ª colocação. Na etapa de Cagliari da Copa do Mundo, em junho, Danilo Pimentel terminou a prova na 19º colocação, e Bia Neres ficiu em 24º. A Copa do Mundo de Triatlo é anual e tem etapas ao redor do mundo.
Em agosto, o Brasil foi campeão por equipes no feminino do Campeonato Mundial Militar de Triatlo, em Warendorf, também na Alemanha. O torneio contou com a presença de 20 delegações. Além do título por equipes, Pamella Oliveira conquistou o bronze, Beatriz Neres ficou na 7ª colocação e Vittória Lopes foi a 11ª. Já no masculino, Reinaldo Colucci ficou com a 9ª colocação, Manoel Messias com a 12ª e Danilo Pimentel em 17ª – o conjunto brasileiro na competição por equipes masculino finalizou em 4ºlugar.
O Pan-Americano de Triatlo, disputado em outubro no Equador, teve cinco medalhas para o Brasil. Pâmella Oliveira faturou o título da Elite, Vittória Lopes o segundo lugar na Sub-23, e Luisa Baptista com o terceiro lugar na também Sub-23. Manoel Messias sagrou-se campeão geral entre os homens e também da Sub-23.
Entre etapas nacionais e internacionais disputadas e vencidas, o triatlo brasileiro cresce nos últimos anos, ganhando destaque nas competições disputadas.
Troféu Brasil de Triatlo
A primeira etapa do 27º Troféu Brasil de Triatlo aconteceu em março, e foi vencida por Fernanda Garcia e Henrique Siqueira. Fernanda completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, em 2h17min12.
A quinta e última etapa aconteceu no início de dezembro e definiu o campeonato. No feminino, Fernanda Palma chegou em primeiro, mas a santista Fernanda Garcia ficou em terceiro e garantiu o título. Entre os homens, vitória de Fernando Toldi, vencedor também do campeonato.
O Troféu Brasil de Triathlon foi criado em 1990, iniciando em março de 1991. O intuito dos criadores foi pensar um campeonato de Triatlo iniciando em abril e terminando em dezembro, com cinco etapas, todas na cidade de Santos-SP, nas distâncias Short e Olímpico.
ITU World Triathlon Grand Final Rotterdam – Sub-23
A cearense Vittoria Lopes alcançou um resultado histórico para o triatlo brasileiro na disputa da ITU World Triathlon Grand Final Rotterdam. Ao finalizar a prova de natação em primeiro lugar, com o tempo de 00:19:57, e completando a prova em 02:07:17, Vittoria garantiu a 10ª colocação e o melhor resultado já obtido por uma triatleta brasileira em mundiais da categoria Sub-23.
Na mesma prova de Vittoria, a paulista Luisa Baptista, líder do ranking brasileiro e campeã Sul-Americana Júnior em 2013, garantiu o Top 30 para o Brasil com o tempo de 02:13:43.
Jogos Sul-americanos da Juventude
Disputado em Santiago, no Chile, os Jogos Sul-americanos da Juventude viram a primeira medalha da delegação brasileira justamente no triatlo. Gabrielle Lemes, de apenas 15 anos, ficou com a medalha de bronze na modalidade, com o tempo de 38min23.
A primeira medalha do Brasil em Santiago foi também o resultado mais importante da curta carreira da paranaense Gabrielle, que entrou no esporte aos 12 anos.

AGENDA DO DIA
TABELAS
- COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
- LIGA DAS AMÉRICAS DE BASQUETE
- ELIMINATÓRIAS – MUNDIAL DE BASQUETE
- LIGA DAS NAÇÕES DE VÔLEI FEMININIO
- LIGA DAS NAÇÕES DE VÔLEI MASCULINO
- NBB – NOVO BASQUETE BRASIL
- SUL-AMERICANO DE VÔLEI FEMININO
- SUL-AMERICANO DE VÔLEI MASCULINO
- SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI
- SUPERLIGA MASCULINA DE VÔLEI

Crônicas Olímpicas
Mais do que rebolar

Paralimpíada
Brasileiros não avançam no 4º dia da etapa de Al Ain

Ciclismo BMX
Renato Rezende termina em quarto em prova nos EUA
