Siga o OTD

Triatlo

Mundial de Revezamento e Etapa da WTS acontecerão em setembro

Marcadas para acontecer em Hamburgo, na Alemanha, competições já haviam sido suspensas, mas ainda não tinham data para ocorrer; IRONMAN na cidade alemã também foi remarcado

Mundial de Revezamento Misto e WTS de Hamburgo serão em setembro
Três competições da ITU que ocorrerão em Hamburgo tiveram novas datas divulgadas (divulgação ITU)

A União de Triatlo Internacional (ITU) divulgou nessa terça-feira (13) as novas datas para a realização de três de suas competições, dentre elas o Mundial de Revezamento Misto, o IRONMAN e a etapa do World Triathlon Series (WTS) de Hamburgo, todos marcados para ocorrer na cidade alemã. Ambos os eventos agora ocorrerão entre os dias 4 e 6 de setembro, por conda da pandemia do coronavírus.

A etapa alemã da World Triathlon Series e o Mundial de Revezamento Misto estavam programados inicialmente para os dias 11 e 12 de julho, respectivamente. O IRONMAN de Hamburgo, marcado originalmente para o dia 21 de junho, agora ocorrerá um dia após a conclusão da etapa da WTS e do Mundial, no dia 6 de setembro.

Segundo a ITU, a opção por colocar três grandes competições em um mesmo final de semana veio para melhor atender as necessidades dos atletas e da comunidade local.

As decisões foram tomadas pela ITU em conjunto com a cidade de Hamburgo, o governo alemão, a União de Triatlo Internacional (ITU) e outros parceiros. Em abril, as entidades anunciaram o adiamento das competições, mas não informaram uma data alternativa.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Os organizadores da Alemanha, juntamente com a Federação Alemã de Triathlon (DTU), a World Triathlon e todas as partes interessadas locais agora podem trabalhar a construção de um ambiente seguro e agradável aos atletas, voluntários, parceiros e espectadores,” afirmou a ITU.

Corrida olímpica

Em virtude da pandemia do coronavírus, a ITU anunciou a suspensão imediata de todas as competições do calendário mundial de triatlo.

+ Vittoria Lopes: a novata rumo a Tóquio

Por causa da decisão, todos os rankings mundiais, rankings de qualificação olímpica, rankings de paratriathlon e rankings de qualificação paralímpica ficam, por ora, congelados. Tanto a etapa do WTS de Hamburgo e o Mundial de Revezamento Misto contariam pontos importantes para a corrida olímpica.

Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Kauê Willy e Manoel Messias levam o ouro no revezamento misto do triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (A União de Triatlo Internacional (ITU) marcou para setembro a etapa do World Triathlon Series (WTS) de Hamburgo, o Mundial de Revezamento Misto e o IRONMAN)
Revezamento misto de triatlo foi ouro em Lima 2019 (Reprodução/Instagram)

No cenário atual, Vittoria Lopes e Luiza Baptista estão bem colocadas no ranking mundial feminino e bem próximas da vaga olímpica. No masculino, Manuel Messias também segue forte rumo a Tóquio 2020.

Já o revezamento misto, que foi campeão em Lima 2019, precisa melhorar para ter alguma chance via ranking.

Mais em Triatlo