Siga o OTD

Triatlo

Triathlon Internacional de Santos ocorrerá em fevereiro

A 29ª edição do evento será no dia 9 de fevereiro, contando pontos para o ranking mundial que definirá os triatletas para a Olimpíada de Tóquio. São esperados 150 profissionais e centenas de amadores na cidade do litoral paulista

No próximo dia 9 de fevereiro, cerca de 150 profissionais, vindos de 20 países, além de centenas de amadores, estarão participando da 29ª edição do Triathlon Internacional de Santos. A largada e a chegada serão na Praia do Boqueirão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias, onde também está programada boa parte do trajeto do ciclismo. Além disso, na corrida, os atletas percorrem toda a orla santista. As baterias terão início às 6h45, nas diversas categorias.

A partir desta edição de 2020, o Triathlon Internacional de Santos será disputado como American Cup, evento oficial da União Internacional de Triathlon (ITU), e contará pontos para o ranking mundial que definirá os triatletas para a Olimpíada de Tóquio.

Entre os profissionais estão atletas que disputarão a prova como parte da preparação para os Jogos Olímpicos de 2020. Junto a eles, centenas de amadores apaixonados pelo esporte, competindo ao lado de alguns dos principais triatletas do mundo em uma estrutura de nível internacional e qualidade técnica.

O percurso – Na categoria geral, a prova tem a distância olímpica, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida – há também a oportunidade de disputar o revezamento em equipes de dois ou três integrantes. Na Elite e Sub-23, a prova é na medida sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Confira o trajeto no vídeo acima

O Triathlon Internacional de Santos começa com a natação, 1,5 km, realizada no mar da Praia do Boqueirão em uma única volta. Saindo da água, os atletas acessam a área de transição, sobem em suas bicicletas e partem para os 40 km de ciclismo. São duas voltas de 20 km cada, com início e término na intersecção entre a Avenida Vicente de Carvalho (da orla) e a Avenida Conselheiro Nébias, entre os Canais 3 e 4, com percurso exclusivo para a prova.

É pela Conselheiro Nébias que os triatletas percorrem os primeiros 4 km da volta, antes de virarem à direita na Rua Xavier da Silva, por onde acessam a Avenida Cidade de Santos, que depois se converte em Avenida Governador Mário Covas Junior. No km 10, os competidores fazem o retorno e seguem pelas mesmas ruas, mas no sentido contrário, até praticamente a esquina da Conselheiro Nébias com a Vicente de Carvalho para o retorno e início da segunda volta.

Na parte final do Internacional de Santos, os 10 km de corrida. O trecho começa na Avenida Vicente de Carvalho, na orla, com os atletas correndo no sentido da Praia do José Menino, onde fazem o retorno em frente ao Canal 1, com aproximadamente 2 km já percorridos. De lá, seguem pela orla no sentido contrário até a Ponta da Praia. Pouco depois de alcançarem 7 km de corrida, fazem novo retorno, logo antes do Deck do Pescador, para os quilômetros finais da prova, encerrada na areia, em frente à Praça do Boqueirão.

Inscrições abertas

As inscrições para o Triathlon Internacional de Santos estão abertas, são limitadas.

Mais em Triatlo