Siga o OTD

Triatlo

Beatriz Neres e Reinaldo Colucci conquistam o Campeonato Brasileiro de triatlo

Reinaldo Colucci (SP) e Beatriz Neres (SP) conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de triatlo 2017, na manhã deste sábado (06), na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. Reinaldo Colucci completou o percurso, que teve distância standard (1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) em 2.00:49. Já Beatriz Neres registrou na prova o tempo de 2.11:02.

Em segundo lugar no masculino ficou Flavio Queiroga (SP) com 2.02:40 e em terceiro Kaue Willy (PR) com 202:41. Willy e Queiroga cruzaram a linha de chegada quase juntos, em sprint emocionante.

No feminino, a segunda colocada foi Luisa Baptista (SP), que liderou a primeira parte da prova, com 2.14:59  e a terceira foi Clara Carvalho (RJ) com 2.25:16.

Nada menos do que 299 atletas, de 22 Estados, participaram da prova reunindo todas as categorias.

Os atletas não tiveram maiores dificuldades para completar a prova de natação, já que o mar estava calmo e com temperatura por volta dos 25 graus. Finalizaram em uma volta o percurso de 1.500 metros registrando bons tempos.

Já o ciclismo teve percurso bem desafiador, principalmente por causa da já conhecida Ladeira do Bargaço, que exigiu além de vigor físico, bastante técnica e concentração.  Nesta etapa, de 40 km, a prova começou a definir os seus  favoritos a cruzar primeiro a linha de chegada.

A corrida, em circuito totalmente plano, também exigiu muito dos competidores, principalmente pelo clima abafado, apesar de estarmos em plena estação de outono. Para muitos atletas do age group chegar até o final da prova, devido ao calor, foi um desafio significativo.

Na elite masculina, o primeiro a sair da água foi Kauê Willy, seguido por por Marcus Vinícius Fernandes. No ciclismo formou-se um grande pelotão (com 11 atletas) logo nas primeiras voltas.

Reinaldo Colucci em “escapada” espetacular saiu para a etapa de corrida com cerca de três minutos de vantagem. Muito experiente administrou com maestria a primeira colocação, cruzando a linha de chegada muito ovacionado.

“O calor castigou, esteve muito intenso, mas consegui fazer um ciclismo eficiente, escapar bem e correr com segurança para garantir a vitória. Vamos ficando mais velhos e mais emotivos, mas é muito bom ver que ainda somos competitivos após tantos anos de carreira. Isso é o que mais me motiva”, disse Colucci.

No feminino, a primeira a sair da água foi Luísa Baptista, seguida de perto por Luma Guillen. Luísa liderou boa parte do ciclismo, mas teve sempre bem perto dela Beatriz Neres, que fez ótima transição para a corrida, abriu boa margem de frente e não deixou escapar a primeira colocação, cruzando a linha de chegada muito emocionada.

“É meu primeiro título brasileiro. Lutei muito para chegar até aqui. Eu sei que posso. Estou feliz demais. Foi uma prova que exigiu bastante de todos os atletas. Foram fundamentais a raça, a garra e a determinação. Cruzar em primeiro é realizar um sonho”, disse Beatriz.

Vencedores

Masculino

1. Reinaldo Colucci (SP) 2.00:49
2. Flavio Queiroga (SP) 2.02:40
3. Kauê Willy (PR) 2.02:41

Feminino

1. Beatriz Neres (SP) 2.11:02
2. Luisa Baptista (SP) 2.14:59
3. Clara Carvalho (RJ) 2.25:16

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Triatlo