Siga o OTD

Tóquio 2020

Keno Marley tem confiança em seu potencial e metas ambiciosas

O boxeador está treinando em Portugal e tem como principal objetivo conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Keno Marley Boxe Tóquio
Keno Marley acredita que tem grandes chances de conseguir a vaga em Tóquio (Alexandre Loureiro/COB)

O boxe está com sua seleção permanente treinando em Portugal no programa Missão Europa. São dez boxeadores que retomaram suas atividades visando os Jogos Olímpicos de Tóquio e um deles é o Keno Marley, convidado desta sexta-feira (7) da live no Instagram do Olimpíada Todo Dia. Neste encontro virtual, o atleta contou sobre suas experiências na modalidade, curiosidades, se mostrou bastante confiante em seu potencial e revelou objetivos ambiciosos.

+ Técnico da seleção de boxe elogia estrutura em Rio Maior

“Considero que as chances de ir para Tóquio são grandes. O classificatório é continental e hoje sou o segundo colocado do ranking continental na minha categoria. Tenho amplas chances de conseguir essa vaga. Não é algo impossível. Conheço os atletas e todos são fortes, sem favoritos. Estou na corrida e todo detalhe será importante na hora do pré-olímpico”, afirmou Keno Marley.

O boxeador ingressou na equipe olímpica permanente em 2018. Avesso à palavra sonho, Keno Marley prefere utilizar outra terminologia quando fala sobre suas ambições. “Sonho é uma palavra que parei de usar. Troquei por objetivo e hoje quero ser campeão olímpico e mundial. Considero como objetivo porque sei que vou alcançá-los. Continuo treinando e pensando no pré-olímpico e nos Jogos de Tóquio”, disse.

+ Atletas brasileiros realizam primeiros treinos em Portugal

“Estou trabalhando bem forte. Os Jogos Olímpicos são o nosso principal evento e me preparo para chegar na melhor forma possível. Meu trabalho é pensando em pódio. A medalha é algoo que cobiço muito medalha”, acrescentou Keno Marley, que ainda não sabe quando poderá voltar a subir no ringue para competir. O atleta começou no boxe com 11 anos e iniciou na modalidade por influência de um dos seus irmãos.

Curiosidades

Keno Marley Tóquio Boxe
Keno Marley se prepara para o pré-olímpico e quer participar dos Jogos de Tóquio (Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

Nascido na cidade de Conceição do Almeida, na Bahia, Keno Marley tem uma história curiosa em relação ao seu nome. De acordo com o boxeador, o irmão dele tem responsabilidade por ter sido batizado desta forma. “Meu nome foi escolhido porque meu irmão gostava muito do Bob Marley e, por coincidência, acabei gostando também pela ideologia e por muitas outras coisas. Digo que foi o nome certo para a pessoa certa”, contou o atleta.

+ Adestramento e CCE sonham, mas só salto tem chance de medalha

Além do boxe, Keno Marley tem outra paixão. “Sou apaixonado por música. Trouxe meu violão e também toco outros instrumentos. Sempre que possível a gente faz música por aqui. Sou um cara bem eclético e escuto música o dia todo. Ouço de Axé a Rock. Aqui, de vem em quando, toco pandeiro, mas estou aprendendo. A meta é sair de Portugal sabendo o mínimo possível. O Luiz Oliveira está me ensinando”, disse o atleta.

Meias estilosas

O brasileiro, campeão da Olimpíada da Juventude Bueno Aires-2018 e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, tem um hábito curioso e começou em um evento continental nos Estados Unidos. Quando Keno Marley estiver no ringue competindo vale observar os pés dele para concluir que ele tem um gosto peculiar para meias.

+ João Gomes Jr supera coronavírus e confirma ida a Portugal

“Isso é algo que comecei Colorado, nos Estados Unidos. Comprei umas meias figurinhas e disse ao meu técnico que seria campeão usando uma meia em cada luta. Desde lá sigo usando essas meias diferentes. Não é que a meia faz com que eu ganhe a luta, mas dá uma energia boa e que gosto de usar”, comentou Keno Marley.

Conquista dos Jogos da Juventude

Keno Marley Boxe Tóquio
Keno Marley foi campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 (Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

Apesar de estar com apenas 20 anos, Keno Marley se diz tranquilo para disputar o pré-olímpico por já ter participado de outros eventos relevantes como Pan-Americano e os Jogos Olímpicos da Juventude. Segundo o pugilista, isso lhe deu estrutura para conviver neste tipo de competição grande e a se adaptar com facilidade. O atleta teve uma evolução rápida e, mesmo jovem, já tem conquistas na carreira.

+ Em um ano, Isaquias Queiroz tentará medalha em nome de Jesus

Em 2018, o brasileiro ganhou o título dos Jogos Olímpicos da Juventude foi a primeira conquista em um evento desta dimensão. “Foi minha primeira experiência desse tamanho. É difícil até explicar. Foi emocionante e resultado de um trabalho que estava sendo feito há muito tempo. Consegui chegar e desempenhar bem. Ficou na história, mas agora quero seguir e tentar fazer outras histórias”, destacou.

Boxe em destaque

“Eu tinha conhecimento que tinha que pegar medalha e queria ser campeão. Quando você tem convicção que tem capacidade para aquilo as coisas são mais naturais. Venci e senti que era algo natural, pois tinha certeza que estava preparado e tinha capacidade para ser campeão. Foi tranqüilo e quando terminou a sensação foi de missão cumprida”, completou Keno Marley.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O título do evento fez com que o brasileiro fosse o escolhido para carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos da Juventude. “Foi bem legal. O Luiz Oliveira levou a bandeira na abertura e eu no encerramento. Conseguimos abrir e fechar os Jogos com o boxe. Fiquei feliz pelo reconhecimento. Carregar a bandeira do Brasil é algo importante e muito simbólico”, concluiu o boxeador.

Abaixo a live completa do OTD com Keno Marley

Mais em Tóquio 2020