Siga o OTD

Tóquio 2020

Em um ano, Isaquias tentará medalha em nome de Jesus

Maior medalhista brasileiro em uma única edição de Jogos Olímpicos, baiano tentará homenagear o falecido técnico espanhol Jesus Morlán e igualar recorde de Robert Scheidt e Torben Grael

Isaquias Queiroz live flaTv canoagem de velocidade
Isaquias Queiroz tentará se tornar o maior medalhista olímpico brasileiro e homenagear técnico falecido (Bence Vekassy ICF)

Daqui exatamente um ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na prova C1 1000m da canoagem velocidade, o baiano Isaquias Queiroz poderá igualar a marca histórica de cinco pódios olímpicos dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, e se tornar recordista em medalhas olímpicas representando o Brasil. O feito seria uma bela homenagem ao técnico Jesus Morlán, falecido em 2018 vítima de câncer.

Para saber como foi o ciclo olímpico de Isaquias Queiroz e como ela chegará no Japão, quais são as suas principais chances e quem são seus rivais, o Olimpíada Todo Dia preparou um mini guia sobre a prova do C1 1000m em Tóquio-2020. Confira!

História na Lagoa Rodrigo de Freitas

Na Rio-2016, o canoísta Isaquias Queiroz entrou para a história do esporte nacional. O baiano de Ubaitaba se tornou o brasileiro com maior número de medalhas em única edição de Jogos Olímpicos ao ganhar duas pratas e um bronze durante as competições realizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A primeira das três medalhas de Isaquias Queiroz foi obtida justamente no C1 1000 m. O brasileiro ficou com a medalha de prata ao ser superado apenas pelo alemão Sebastian Brendel, que levou o ouro. Nos dias seguintes, ele levou um bronze no C2 200m e outra prata no C2 1000m, ao lado de Erlon de Souza.

Daqui exatamente um ano em Tóquio, no C1 1000m, Isaquias Queiroz tentará homenagear o falecido técnico Jesus Morlán e igualar recorde de Robert Scheidt e Torben Grael
Isaquias Queiroz brilhou na Rio-2016 e mira recorde de Robert Scheidt e Torben Grael em Jogos Olímpicos (divulgação/COB)

Início do Ciclo Olímpico: mais pódios importantes

Após a histórica participação na Rio-2016, Isaquias Queiroz logo tratou de traçar as metas com Jesus Morlán para a Olimpíada de Tóquio e consagrar-se como o maior vencedor de medalhas olímpicas do país.

Os resultados logo vieram, principalmente no C1 1000m. Tanto em 2017 quanto em 2018, Isaquias Queiroz saiu dos campeonatos mundiais com a medalha de bronze. O pódio foi exatamente o mesmo nos dois anos. Ouro para o alemão Sebastian Brendel, que já havia o derrotado na Rio-2016 e que dá nome ao filho de Isaquias, e prata para o tcheco Martin Fuksa.

O brasileiro Isaquias Queiroz comemora a medalha de bronze na prova do C1 1000 m, ao lado do alemão Sebastian Brendel (centro) e o checo Martin Fuksa (esquerda) (Rodolfo Vilela/ME)

A perda do pai

Meses depois de faturar o bronze no C1 1000m e o ouro no C2 500m, chegou a notícia que abalou a vida de Isaquias Queiroz. Aos 52 anos, do treinador Jesús Morlán faleceu come um tumor no cérebro, diagnosticado dois anos antes.

O espanhol foi o homem que revolucionou a canoagem no país e que exercia, segundo Isaquias, um papel mais importante do que o de treinador: o de pai.

Daqui exatamente um ano, no C1 1000m, Isaquias Queiroz tentará homenagear o falecido técnico Jesus Morlán e igualar recorde de Robert Scheidt e Torben Grael
Papel de Jesus Morlán para Isaquias Quieroz era de pai (reprodução/Instagram)

2019: um ano de superação

Mesmo tendo que lidar com o luto e não tendo os conselhos do maior técnico da história, Isaquias Queiroz mostrou porque é um dos maiores atletas brasileiros e honrou o nome de seu falecido treinador.

No Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade de 2019, realizado na cidade de Sgezed, na Hungria, o baiano conquistou duas medalhas. Um bronze ao lado de Erlon Souza no C2 1000m e o ouro na prova do C1 1000m.

“O ano de 2019 foi maravilhoso. Com um ouro e um bronze no mundial. E teve também um sabor especial. Principalmente porque foi um ano depois do falecimento do meu treinador, Jesus Morlán. Eu sempre falo que ele não está mais aqui fisicamente com a gente, mas espiritualmente sim. E [ o C1 1000m] era uma prova que ele queria muito ganhar”, disse o atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Relembre a prova que deu o ouro a Isaquias Queiroz no Mundial 2019

La décima

A medalha de ouro no C1 1000m assegurou Isaquias na Olimpíada de Tóquio, e desde então, o baiano já traçou seu objetivo: vencer no Japão em nome de seu eterno treinador.

” Meu objetivo agora é ganhar a décima medalha. não a minha, mas a décima medalha do Jesus Morlán [que já conquistou 8 medalhas olímpicas, três com Isaquias e cinco com o atleta espanhol David Cal]. Esse era o sonho dele e estamos treinando para isso. Aí depois eu vou pensar em ganhar minha sétima medalha olímpica individual na canoagem,” declarou o multicampeão.

Os adversários

A briga, entretanto, não será nada fácil. Sebastian Brendel e Martin Fuksa, os dois medalhistas de ouro e prata nos campeonatos mundiais de 2017 e 2018 respectivamente, devem atrapalhar muito a briga do brasileiro pelo lugar mais alto do pódio.

A disputa deve ser mais acirrada ainda, haja visto que no mundial de 2019, tanto Fuksa quanto Brendel ficaram de fora do pódio no C1 1000m. A prata ficou com o polonês Tomas Kakzor, medalhista de prata, e o o francês Adrian Bart, bronze, devem brigar braçada a braçada com o trio que dominou a prova no ciclo olímpico.

Ver essa foto no Instagram

One week ago ! 🥉

Uma publicação compartilhada por Adrien Bart OLY (@bartadrien) em

Grupo seleto

Se conseguir a medalha do C2 500m ao lado de Erlon de Souza três dias antes e o ouro no C1 1000m daqui um ano, Isaquias Quieroz se tornará o atleta olímpico com mais medalhas na história do Brasil ao lado dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. O atleta só não poderá superá-los porque a prova do C2 200m, na qual foi medalha de bronze no Rio, deixou o programa olímpico.

A meta de Jesus Morlán quando vivo era fazer Isaquias conquistar sete medalhas olímpicas. As três do Rio de Janeiro, duas em Tóquio e mais duas em Paris, em 2024.

Recordistas de medalhas olímpicas, Robert Scheidt conquistou dois ouros (1996 e 2004), duas pratas (2000 e 2008) e um bronze (2012), já Torben Grael soma dois ouros (1996 e 2004), uma prata (1984) e dois bronzes (1988 e 2000). Isaquias Queiroz entra na Olimpíada de Tóquio na busca de sua primeira medalha de ouro.

Mais em Tóquio 2020