Siga o OTD

Tóquio 2020

Técnicos planejam volta de seus atletas com foco em Tóquio

Os treinadores Katsuhico Nakaya e Victor Fernandes voltam a reunir seus atletas no NAR (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo) na próxima semana

Vitória Rosa Atletismo Atletas Treinos Tóquio
Vitória Rosa é treinada por Katsuhico Nakaya e é uma das atletas do atletismo garantida em Tóquio (Wagner Carmo/CBAt)

Dois dos principais locais de treinamentos de atletismo reabrem na segunda-feira (3/8). Mesmo com restrições sanitárias, a volta funciona como um alívio para os atletas após quatro meses de treinos adaptados devido à pandemia do coronavírus. Em São Paulo, os competidores dos técnicos Katsuhico Nakaya e Victor Fernandes iniciam os trabalhos no NAR (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo) com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

+ Felipe Bardi adapta treinos de olho no indíce olímpico no atletismo

“O meu grupo principal retorna segunda-feira ao NAR. Teremos 1h50min à tarde para usar a pista, três vezes por semana, seguindo as orientações”, comentou. “Enquanto isso, continuamos a treinar perto do Obelisco do Ibirapuera até o fim desta semana. Meus atletas estão fazendo musculação em suas academias, que foram reabertas. No NAR, os equipamentos de peso ainda estão indisponíveis”, completou Katsuhico Nakaya.  

Nakaya disputou como atleta os Jogos Olímpicos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984. Atualmente, ele treina os atletas Vitória Rosa, Eduardo de Deus, Ana Cláudia Lemos, Jailma Sales de Lima e Ana Carolina Azevedo, entre outros. Os dois primeiros já estão classificados para os Jogos de Tóquio, sendo Vitória nos 200 m, e Eduardo nos 110 m com barreiras.

+ Fernanda Borges e Raissa Rocha dividem técnico e vitórias

O treinador planeja realizar esse regresso com cautela para não trazer prejuízos aos seus atletas neste reinício das atividades específicas. “Eles estão treinando apenas de tênis e agora passarão a utilizar novamente as sapatilhas. O período é de uma retomada gradativa para evitar lesões. Meus atletas ficarão treinando comigo e não vão para a Europa”, completou Nakaya.

Mais atletas no NAR

Rodrigo Nascimento Atletismo Atletas Treinos Tóquio
Rodrigo Nascimento é treinado por Victor Fernandes e volta aos treinos de atletismo (Wagner Carmo/CBAt)

Assim como Nakaya, o técnico Victor Fernandes também reunirá seu grupo de atletas novamente no NAR. Os competidores Vitor Hugo dos Santos e Rodrigo Nascimento, dois dos principais velocistas do Brasil (campeões mundiais do revezamento 4 x 100 m no Japão e quarto colocados no Mundial de Doha, no Catar) retornam para São Paulo após período de preparação na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro.

+ Arielly Rodrigues mostra potencial no salto em altura aos 17 anos

“O NAR reabriu sua área externa com restrição de 20% da capacidade de atendimento e cumprindo todos os protocolos da Prefeitura de São Paulo e do Instituto Península. Teremos equipes menores para manter o afastamento. A prioridade no momento são os atletas de alto rendimento”, comentou o técnico Victor Fernandes.

Por causa do coronavírus, os Jogos de Tóquio mudaram de 2020 para 2021 e serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto. No Brasil, devido à pandemia, os atletas ficaram de quarentena e foram forçados a improvisar nos treinamentos. O NAR reabre de maneira controlada por determinações da Portaria 747, que regula o funcionamento dos centros esportivos na cidade de São Paulo.

CNDA, Guarulhos e Missão Europa

Alison Santos Atletismo Atletas Treinos Tóquio
Felipe de Siqueira é o treinador de Alison Santos (Wagner Carmo/CBAt)

O CNDA (Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo), do mesmo jeito que o NAR, também volta às suas atividades na próxima segunda-feira. Neste primeiro momento, a liberação será exclusiva aos atletas que residem em Bragança Paulista, em São Paulo, e dentro das restrições deliberadas pelas autoridades sanitárias municipais. Estão inseridos neste grupo por volta de 30 atletas e, entre eles, Darlan Romani, do arremesso do peso.

+ Feitos olímpicos de Adhemar e João do Pulo fazem aniversário

Em outra situação, os atletas do técnico Neilton Moura aguardam a reabertura da pista de Guarulhos, programada para o mesmo dia. Um deles é Alexsandro Melo, o Bolt, que segue treinando em sua casa e está qualificado para Tóquio no salto triplo. Também classificado no triplo, Almir Junior continua sua preparação com o técnico José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, na Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Já o também treinador Felipe de Siqueira mantém a rotina de atividades com seus atletas na região do Parque do Ibirapuera. “O Pinheiros reabriu para associados, ainda assim com uma frequência bem controlada. Depois de treinarem em casa, os meus atletas retomaram um bom ritmo de preparação. Fiz uma parceria com uma academia, que reservou um horário apenas para eles”, disse o treinador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Felipe de Siqueira trabalha com Alison Santos, Derick Souza, Jorge Vides, Lucas Carvalho, Lorraine Martins e Andressa Fidelis. Alison está garantido na Olimpíada nos 400 m com barreiras. Além das notícias no Brasil, o atletismo também terá alguns atletas na Missão Europa, programa do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Eles devem viajar na segunda quinzena de agosto para treinarem no CT de Rio Maior, em Portugal.

Mais em Tóquio 2020