Siga o OTD

Tóquio 2020

Força Tarefa revisa e faz mudanças nas seletivas olímpicas

Atualizações incluem mudanças relacionadas a extensão do período classificatório para os Jogos Olímpicos e as datas limite

Ex-nadadora Kristen Coventry é uma das integrantes da Força Tarefa dos Jogos Olímpicos (reprodução/Instagram)

A força tarefa do COI (Comitê Olímpico Internacional), criada para lidar com os desafios do adiamento para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 por conta da pandemia do coronavírus, finalizou a revisão das seletivas olímpicas de cada esporte para a Olimpíada e anunciou uma série de datas importantes para os atletas.

+ Jogos Olímpicos da Juventude são adiados

As decisões foram tomadas após diversas conversas da Força Tarefa do COI com as federações internacionais, comitês olímpicos dos países e com os atletas.

Um total de 57% de todas as vagas para os Jogos Olímpicos já haviam sido preenchidas antes do anúncio oficial do adiamento.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As atualizações incluem um número de mudanças relacionadas ao prolongamento do período classificatório e as datas limite:

  • O último dia de classificação para todos os esportes será 29 de junho de 2021, cerca de um mês antes da cerimônia da abertura (que ocorre em 23 de julho de 2021)
  • A revisão dos classificados ocorrerá no dia 5 de julho.
  • Se o sistema de classificação de um esporte possuir restrições de idade, o critério atual deve ser estendido para atingir as novas datas, permitindo que todos os atletas com possibilidade de competir em 2020, compitam também em 2021.

Sistema de classificação de todos os esportes

Ciclismo (de estrada e de pista), hipismo, hóquei sobre a grama e o softbol já encerraram seu período de classificação para os Jogos Olímpicos, e todas as vagas já foram preenchidas. A seleção dos atletas ainda será determinada pelos comitês nacionais.

Beisebol, basquete 3×3, boxe, canoagem (slalom e de velocidade), caratê, escalada, esgrima, futebol, golfe, ginástica (artística, rítmica e de trampolim), handebol, maratona aquática, nado artístico, pentatlo moderno, polo aquático, rúgbi, saltos ornamentais, surfe, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, continuarão com seus sistemas de classificação. Eles serão prolongados de acordo com as novas datas dos Jogos Olímpicos.

Badminton, natação, remo, skate, taekwondo e wrestling, fizeram pequenos ajustes menores aos seus sistemas de classificação. Já atletismo, basquete, ciclismo (BMX e Mountain Bike), judô e levantamento de peso tiveram que fazer grandes mudanças em seus sistemas de classificação para a Olimpíada.

Idade limite

Os requisitos relacionados a idade refletirão nos Jogos em 2021. O COI decidiu que todos os atletas que estarão aptos a participar no ano que vem, mas não poderiam fazê-lo esse ano, poderão atuar. Ao mesmo tempo, atletas que poderiam participar em 2020 mas não em 2021, estão liberados. Há duas exceções, entretanto

  • No boxe, as idades limite foram aumentadas em um ano. Poderão participar atletas nascidos entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 2002.
  • No futebol masculino, a FIFA confirmou que os atletas que poderiam competir em 2020 continuarão com essa possibilidade em 2021. A idade máxima costuma ser de 23 anos, mas nessa edição será 24. Além disso, a regra de três jogadores com mais de 23 anos está mantida.
A Força Tarefa dos Jogos Olímpicos de Tóquio revisou e anunciou mudanças nas datas das seletivas olímpicas de todos os esportes
Força Tarefa dos Jogos Olímpicos de Tóquio revisa e anuncia mudanças nas seletivas olímpicas

Todos os locais de competição das seletivas olímpicas e datas ainda ficam dependentes da pandemia do coronavírus e serão determinadas pelas federações internacionais.

Mais em Tóquio 2020