Siga o OTD

Tóquio 2020

Governadora de Tóquio quer Jogos como símbolo de superação

Reeleita governadora de Tóquio, Koike espera que Olimpíada de 2021 represente a união mundial na superação do coronavírus

Yuriko Koike - Tóquio - Olimpíada - Coronavírus
Yuriko Koike foi reeleita para comandar a prefeitura de Tóquio (Facebook/yuriko.koike.96)

Nesta segunda-feira (13), Yuriko Koike, governadora recém-reeleita de Tóquio, afirmou que a Olimpíada deve ser vista como um símbolo da unidade mundial na superação do coronavírus, que forçou o adiamento do evento para 2021.

“Quero sediar a Olimpíada como um símbolo do mundo se unindo para superar essa situação difícil e de vínculos fortalecidos entre a humanidade”, disse Koike em entrevista à Reuters.

+Jogos ganham apoio com eleição da governadora Yuriko Koike

Tóquio, no entanto, vem enfrentando novos picos de casos de coronavírus. O Japão não teve um surto explosivo como alguns outros países, mas o recente aumento de casos em sua capital representa mais de um terço dos seus mais de 20 mil no total, causando preocupações com uma segunda onda de infecções.

Mais fácil cancelar?

No último fim de semana, inclusive, Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) disse que teria sido mais fácil cancelar a Olimpíada. No entanto, ele reafirmou o compromisso da entidade em realiazar os Jogos.

+Maioria dos moradores de Tóquio não quer Jogos em 2021

“Cancelar os Jogos por força maior teria sido mais fácil para o COI e teríamos a receita dos seguros. Mas estamos lá para organizar os Jogos, não para cancelá-los”, disse ao jornal francês L’Equipe.

Relaxando as fronteiras

O governo do Japão está estudando diminuir as restrições de viagens para atletas estrangeiros que competirão na Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 no próximo ano.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Segundo o jornal Kyodo News, o governo procuraria priorizar atletas e um sistema seria implementado para protegê-los de possíveis restrições. Desde fevereiro, o Japão restringiu as viagens para visitantes em uma tentativa de impedir a propagação do coronavírus.

A viabilidade da realização da Olímpiada de Tóquio, mesmo em 2021, ainda é questionável, uma vez que não se sabe o futuro desta pandemia de coronavírus. Mesmo assim, os Jogos Olímpicos seguem marcados para o dia 23 de julho do ano que vem e os Paralímpicos para 24 de agosto.

Mais em Tóquio 2020