Siga o OTD

Tóquio 2020

Argentinos classificados para Tóquio voltarão a treinar

País vive quarentena nacional obrigatória desde o mês de março por conta do coronavírus

Argentinos olimpíada
Argentinos já classificados para Tóquio voltarão a treinar nessa semana (IOC/JASON EVANS)

Em reunião realizada no último sábado 06), autoridades definiram que os atletas argentinos já garantidos na Olimpíada de Tóquio estarão liberados para voltar aos treinamentos a partir desta segunda-feira (8).

A liberação foi divulgada pelo ministro do turismo e do esporte da Argentina, Matias Lammens, que discutiu o assunto no último final de semana com a secretária de esportes, Inés Arrondo, o presidente do COA (Comitê Olímpico Argentino), Geraldo Werthein, e outras personalidades influentes na área. Entre eles, o tenista campeão olímpico Diego Schwartzman.

+ Anderson Varejão pensa em dar um passo de cada vez para Tóquio

“Após várias semanas de rigoroso trabalho conjunto com o Comitê Olímpico e com as federações, conseguimos encontrar essa solução para que nossos atletas olímpicos e nossos atletas voltem a se preparar para os Jogos. Os treinamentos serão realizados com protocolos muito rigorosos, o objetivo é que nossos atletas cheguem nas melhores condições de Tóquio, mas cuidando da saúde de si mesmos e de toda a população “, declarou o ministro.

Distanciamento social

A decisão de flexibilizar a condições dos treinamentos dos atletas acontece alguns dias depois do presidente argentino, Alberto Fernández, ter anunciado que o país deixaria de adotar o isolamento social a partir da próxima semana para utilizar o distanciamento social.

Dessa forma, algumas atividades sociais serão reativas dentro do território argentino, porém com a necessidade de seguir uma série de recomendações e restrições a fim de impedir a disseminação do coronavírus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Argentina vive sob uma quarentena nacional obrigatória desde o mês de março. Desde então, as instalações esportivas estão fechadas no país, o que tem impedido os atletas argentinos classificados para a Olimpíada de treinarem normalmente.

“Demos um passo muito importante e, nesse sentido, estamos trabalhando intensamente para cumprir as medidas sanitárias fornecidas pelo governo, mas levando em consideração as necessidades dos atletas que nos representarão em Tóquio. O quadro dessa pandemia que afeta a todos nós, eles têm seus prazos de treinamento previstos” declarou Inés Arrondo, secretária de esportes.

Ao todo, a Argentina teve 22 mil casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Dessas, 648 acabaram morrendo em decorrência do novo vírus.

Mais em Tóquio 2020