Siga o OTD

Tóquio 2020

Início do ano será decisivo para os Jogos, aponta organizador

Toshiaki Endo afirma que será necessário acompanhar a situação do coronavírus até 2021 para confirmar realização da Olimpíada, que está marcada para começar em 23 de julho.

Bandeira Jogos Olímpicos Olimpíadas Tóquio 2020 hino olímpico dia olímpico
Pandemia do coronavírus fez com que os Jogos fossem adiados para 2021 (divulgação/COI)

A definição sobre a realização ou não dos Jogos Olímpicos de Tóquio só deve ser feita no início do ano que vem, de acordo com Toshiaki Endo, um dos seis vice-presidentes no conselho do Comitê Organizador de Tóquio 2020.

Segundo o executivo, os organizadores de Tóquio 2020 precisarão monitorar a situação envolvendo o coronavírus ao menos até o final do ano para decidir sobre a realização ou não do evento.

+ Mizael Conrado condiciona Jogos à vacina contra a Covid-19

“A classificação de atletas por volta do próximo mês de março será um grande desafio. O Comitê Organizador precisará tomar algum tipo de decisão considerando a situação naquele momento. Ainda existem muitas estimativas, e não está claro qual será a nova situação do coronavírus no próximo verão. Ainda é muito cedo para discutir se os Jogos Olímpicos serão ou não realizados”, declarou Endo ao jornal japonês The Mainichi.

A fala do executivo é ainda mais alarmista que as recentes declarações de outras pessoas envolvidas no planejamento da Olimpíada. Chefe de inspeção do COI em Tóquio, John Coates disse que se a pandemia de coronavírus não estivesse contida até outubro, decisões teriam que ser tomadas para otimizar os Jogos Olímpicos.

No início da semana, Yuriko Koike, a governadora de Tóquio, declarou que possivelmente o evento seria realizado de forma simplificada.

Sem evento celebrativo

Ainda nesta sexta-feira, a emissora pública japonesa NHK revelou que o Comitê Organizador não deve promover nenhum evento comemorativo no próximo mês pelo o fato de restar apenas um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos, prevista para 23 de julho de 2021.

Segundo a publicação, a ideia de não realizar um evento comemorativo se dá pela tentativa de cortas custos após o adiamento dos Jogos Olímpicos e para não passar uma mensagem tão positiva num momento de extrema dificuldade vivido pelo planeta em decorrência da pandemia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale lembrar que um evento deste aconteceu no ano passado, quando os organizadores apresentaram as medalhas em uma cerimônia com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, e do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Ao todo, o coronavírus já infectou mais de 6,5 milhões de pessoas no planeta e vitimou 386 mil em todo mundo. Destes, 17 mil casos foram confirmados em território japonês, onde 900 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

Mais em Tóquio 2020