Siga o OTD

Tóquio 2020

Live aborda adiamento da Olimpíada e suas consequências

Marcelo Laguna e Katia Rubio abordaram o cenário nebuloso que ronda os Jogos Olímpicos de Tóquio em decorrência do coronavírus

Pride House Olimpíada de Tóquio - Tóquio 2020 - coronavírus
Realização da Olimpíada de Tóquio corre risco por conta da pandemia do novo coronavírus (IOC/Christophe Moratal)

O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 já foi confirmado há mais de dois meses, mas a realização do evento segue em xeque por conta da pandemia do novo coronavírus. Esse cenário nebuloso foi abordado em uma live entre Marcelo Laguna e Katia Rubio em live nesta segunda-feira (1º).

Marcelo Laguna é blogueiro e jornalista no Olímpiada Todo Dia e já cobriu quatro edições de Jogos Olímpicos ‘in loco” – Atlanta-1996, Sydney-2000, Londres-2012 e Rio-2016 – , enquanto Katia Rubio atua como orientadora do GEOUSP (Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e já publicou 12 livros na área esportiva.

+ Adiamento de Tóquio-2020 já respinga nos Jogos de Paris-2024

Assuntos abordados

View this post on Instagram

Bate papo com Marcelo Laguna

A post shared by Grupo de Estudos Olímpicos (@geousp) on

Feita no Instagram do Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da USP, Marcelo Laguna e Katia Rubia falaram sobre diversos assuntos que rondam o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre eles a mudança de postura dos organizadores quanto à realização do evento mesmo em 2021.

“Para o presidente do Comitê Olímpico Organizador estar falando sobre a possibilidade de não ter jogos e o primeiro ministro estar falando que a Olimpíada só aconteceria em um cenário seguro para o povo japonês, é sinal de que alguma coisa séria está acontecendo. E eu acho que temos que falar da possibilidade não termos Olimpíada em 2021. É uma possibilidade a ser discutida por mais que doa”, disse Marcelo Laguna.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Quando começaram as primeiras conversas sobre a suspensão de campeonatos, o pessoal do grupo de estudos olímpicos tem se debruçado sobre isso, inclusive analisando como isso está acontecendo em diferentes partes do mundo. E são dois Jogos, os Jogos Olímpicos do esporte, da paixão, do foco no atleta como grande protagonista, e você tem uma outra edição que é a dos negócios, do dinheiro e do sucesso”, disse Katia Rubio.

Onde assistir?

Especialistas em Jogos Olímpicos, Marcelo Laguna e Katia Rubio debateram o adiamento de Tóquio e a possibilidade do cancelamento do evento em live
Jogos Olímpicos de Tóquio correm risco por conta do coronavírus (Divulgação/COI)

A conversa que durou cerca de uma hora e falou ainda sobre a situação dos atletas, a influência do adiamento de Tóquio nos Jogos de Paris-2024 e o cenário do retorno das competições pode ser assistida em sua totalidade no Instagram do Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da USP.

View this post on Instagram

Bate papo com Marcelo Laguna

A post shared by Grupo de Estudos Olímpicos (@geousp) on

Mais em Tóquio 2020