Siga o OTD

Tóquio 2020

Japão visa a Olimpíada mais sustentável da história dos Jogos

Energia 100% renovável, redução na emissão de CO2 e reciclagem são algumas das medidas tomadas

Vista do Monte Fuji, Japão (Facebook/olympics)

A mais sustentável da história. Assim será a Olimpíada de Tóquio 2020. O Comitê Organizador divulgou um relatório de sustentabilidade dos Jogos, que mostra detalhes do que planeja entregar em 2021, já que o evento foi adiado em um ano por causa da pandemia.

Segundo o relatório, o objetivo de Tóquio 2020 é atingir 100% de energia renovável para a eletricidade usada para alimentar todas as instalações olímpicas, através de compras de fontes de energia renováveis ​​e do uso de um sistema de certificação verde negociável.

Energia limpa

O total de carbono produzido por Tóquio 2020 é estimado em 2,73 milhões de toneladas, redução de 280 mil toneladas após a implementação de medidas de prevenção e redução.

Para isso, o Comitê Orgaznizador fará uso de energia renovável, veículos de baixa poluição e com baixo consumo e a adoção de instalações de economia de energia. “Rumo ao carbono zero”, essa é a mensagem dos representantes de Tóquio 2020, uma resposta frente à mudança climática.

O hidrogênio alimentará a chama olímpica de Tóquio 2020, mais uma medida de sustentabilidade (Facebook/tokyo2020)
O hidrogênio alimentará a chama olímpica de Tóquio 2020 (Facebook/tokyo2020)

Além dos 500 veículos elétricos de célula a combustível (FCEVs), o hidrogênio será usado como combustível para os caldeirões e tochas olímpicas e paralímpicas durante parte da jornada pelo Japão.

O governo metropolitano de Tóquio também utilizará energia de hidrogênio em algumas instalações da Vila Olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Celebração sustentável

Tóquio 2020 adotou uma inciativa para fabricar os pódios e medalhas a partir de embalagens plásticas pós-consumo coletadas em todo o Japão.

Voluntários retiraram plástico das praias japonesas. Este material será usado nas medalhas e pódio de Tóquio 2020 (Facebook/tokyo2020)
Voluntários retiraram plástico das praias japonesas (Facebook/tokyo2020)

Com o desperdício e a poluição do plástico marinho se tornando as principais preocupações globais, este projeto apresentará princípios de economia circular e uma sociedade sustentável que aproveita ao máximo os recursos disponíveis.

Os três Rs

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 irá promover também o conceito de reduzir, reutilizar, reciclar, que forma a base da reciclagem e da sustentabilidade.

Estandes para reciclagem durante a Olimpíada de Tóquio 2020
Estandes para reciclagem durante a Olimpíada de Tóquio 2020 (Facebook/tokyo2020)

Entre outras iniciativas, serão fornecidos aos espectadores recipientes de papel reciclável para as refeições, a fim de incentivar seu uso, em vez de plásticos descartáveis. Também haverá a promoção da classificação adequada de resíduos para atingir sua meta de reutilizar e reciclar 65% do desperdício durante a Olimpíada.

Mais em Tóquio 2020