Siga o OTD

Tóquio 2020

Abe amplia estado de emergência e coloca Jogos em dúvida

Primeiro-ministro do Japão afirmou que competição só poderá ser realizada de forma plena se a ameaça sanitária foi afastada

Shinzo Abe primeiro ministri japão jogos tóquio 2020 coronavírus pandemia adiamento
Shinzo Abe, à direita na foto (instagram/shinzoabe)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu nesta quinta (30) ampliar o período do estado de emergência decretado naquele país por conta da crise do novo coronavírus. Além disso, o chefe de governo voltou a se manifestar sobre a realização dos Jogos de Tóquio 2020, colocando em dúvida a realização plena do evento.

De acordo com o jornal japonês The Mainichi, a ampliação do estado de emergência ainda é informal, tendo sido informada por ele ao secretário-geral do Partido Liberal Democrata, Toshihiro Nikai. A formalização deve sair no dia 6 de maio, quando encerra-se o prazo do decreto atualmente em vigência.

Sobre a realização dos Jogos de Tóquio 2020 no ano que vem, Shinzo Abe afirmou, de acordo com matéria da agência Reuters publicada pela Agência Brasil, que para eles serem “realizados de forma completa, para que atletas e espectadores possam participar com segurança. É impossível realizar os Jogos de forma completa, a não ser que a pandemia de coronavírus esteja contida”.

+ Membro do COI não vê vacina condicionante aos Jogos

A declaração foi feita durante resposta a uma pergunta feita por um parlamentar da oposição, que questionou se Tóquio poderia sediar o evento no próximo ano.

O primeiro-ministro japonês acrescentou que Tóquio 2020 deve ser realizado “de forma que mostre que a humanidade venceu sua batalha contra o coronavírus. Caso contrário, será difícil realizar”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Tóquio confirmou 112 novas infecções na terça (28), informou a emissora pública NHK. Em todo país já são mais de 13.895 casos, com 413 mortes, diz a NHK.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020