Siga o OTD

Tóquio 2020

Moradores de rua de Tóquio pedem por abrigo na Vila Olímpica

Petição pede que Vila Olímpica seja usada como abrigo para os moradores de rua de Tóquio durante pandemia de coronavírus

Vila Olímpica Tóquio 2020 - coronavírus - moradores de rua
Vila Olímpica terá 24 prédios (Foto: Divulgação/Tokyo2020)

Um grupo representando os moradores de rua de Tóquio está pedindo para usar a Vila Olímpica dos atletas para os Jogos do ano que vem como abrigo durante a pandemia de coronavírus, segundo informou a AP News.

Uma petição online dirigida aos organizadores das Olimpíadas de Tóquio e ao governo da cidade recebeu dezenas de milhares de assinaturas para que a Vila Olímpica seja ocupada pelos moradores de rua. “Se o surto de coronavírus continuar por algum tempo, muitas pessoas podem cair na pobreza e perder suas casas”, diz uma parte da petição.

+Especialista põe Tóquio em dúvida caso não haja vacina até lá

“Não sabemos quanto tempo essa crise vai durar e, portanto, precisamos mudar a maneira como pensamos. Isso inclui como trabalhamos, como lidamos com habitação e como prestamos ajuda às pessoas que precisam”, disse Ren Ohnishi, presidente do Centro de Apoio à Vida Independente.

Até agora, a organização de Tóquio e o governo ainda não comentaram sobre a possibilidade de ocupação da Vila Olímpica, que também foi cogitada para virar hospital de campanha para atender pacientes com coronavírus. O complexo terá 24 prédios, mas ainda não está pronto.

Situação delicada

Segundo a AP, a capital japonesa tem mil pessoas em situação de rua e estima-se que outros quatro mil estão ficando em “net cafes”, locais que oferecem acesso à rede e um cubículo para passar a noite. No entanto, muitos destes locais estão fechando. Por isso, o governo de Tóquio preparou cerca de 500 quartos em hotéis para aqueles que não podem mais ficar nestes “net cafes”.

A situação demanda uma atenção cuidadosa, uma vez que especialistas alertam pela possibilidade de maior disseminação do coronavírus, devido a incapacidade dos moradores de rua em manter um distanciamento social.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Nossa sociedade está sendo testada. No Japão, muitas pessoas ainda culpam os pobres por estarem em situação difícil”, disse o presidente do Centro de Apoio à Vida Independente. “A sociedade precisa se tornar mais inclusiva. Caso contrário, o surto de coronavírus se espalhará”, concluiu.

Tóquio e o Japão, no geral, viram o número de casos crescer consideravelmente nas últimas semanas. Por isso, o primeiro ministro, Shinzo Abe, decretou estado de emergência até, pelo menos, 6 de maio. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram adiados para julho e agosto do ano que vem, respectivamente.

Mais em Tóquio 2020