Siga o OTD

Tóquio 2020

Designer da tocha olímpica cria máscara contra coronavírus

Em tempos de pandemia, Tokujin Yoshioka, designer da tocha olímpica de Tóquio 2020, cria máscara contra coronavírus do tipo ‘faça você mesmo’

Designer da tocha Olímpica de Tóquio 2020,Tokujin Yoshioka cria máscara contra coronavírus
Designer Tokujin Yoshioka cria máscara contra coronavírus (twitter/tokujinyoshioka)

Tokujin Yoshioka, designer japonês que criou as tochas dos revezamentos olímpicos e paralímpicos de Tóquio 2020, compartilhou um método de fazer protetores faciais do tipo ‘faça você mesmo’, para ajudar os profissionais de saúde nas linhas de frente da pandemia de coronavírus.

“Gostaria de compartilhar minha ideia rápida e simples de proteção facial para situações de emergência em que há escassez de suprimentos médicos”, disse Tokujin Yoshioka na terça-feira (14), segundo o jornal japonês The Mainichi. “Espero que isso possa ser de alguma ajuda para os profissionais de saúde”.

Em um vídeo postado no site e nas mídias sociais dele, Tokujin Yoshioka demonstra como construir os protetores faciais em três etapas, que incluem colocar um modelo em cima de uma folha de plástico transparente, cortar e fazer furos onde o escudo pode ser anexado para óculos e desgastado.

O aclamado designer e artista, Tokujin Yoshioka usou o formato das icônicas flores de cerejeira do Japão como inspiração para as tochas olímpicas e paralímpicas oficiais.

Criador e criatura, Tokujin Yoshioka e tocha olímpica de Tóquio 2020. Designer também cria máscara contra coronavírus
Criador e criatura, Tokujin Yoshioka e tocha olímpica de Tóquio 2020

A saga da chama olímpica

A chama olímpica de Tóquio foi acesa na Grécia, sem público, e tentou-se fazer um revezamento da tocha, que durou apenas um dia. Em tempos de pandemia, o Comitê Olímpico Helênico cancelou o evento após inesperada aglomeração de pessoas para assistir.

Da Grécia, a chama partiu para o Japão, onde esperava-se que o revezamento pudesse ser realizado. Contudo, com o adiamento da Olimpíada de Tóquio 2020 para 2021, o revezamento foi cancelado.

Em meio à pandemia, chama olímpica de Tóquio 2020 era exibida dentro de uma lamparina
Lamparina de Tóquio 2020, com a chama olímpica preservada (twitter/tokyo2020)

A alternativa encontrada pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020 foi armar uma exposição da chama olímpica em Fukushima. Mais uma vez, a pandemia de coronavírus cancelou a exibição pública, após o Japão decretar estado de emergência.

Desde então, a chama olímpica é mantida em segredo, já que o Comitê Organizador não revelou o local em que ela está sendo guardada.

Mais em Tóquio 2020