Siga o OTD

Tóquio 2020

Maratona e marcha atlética seguem previstas para Sapporo

Competições acontecerão longe de Tóquio devido a condições climáticas da capital japonesa

maratona

Após a confirmação de que os Jogos de Tóquio serão adiados para 2021, o Comitê Olímpico Internacional começa, aos poucos, a confirmar outros detalhes que cercam o evento. Nesta sexta-feira (3), Kit McConnell, diretor esportivo do COI confirmou que as provas da maratona e marcha atlética seguem confirmados para Sapporo, capital de Hokkaido, ilha mais ao norte do Japão.

A decisão de tirar tais eventos de Tóquio foi oficializada ainda em outubro do ano passado. A justificativa para a mudança na época era dada pela condição climática de Sapporo em relação a capital japonesa. Com temperaturas mais amenas, a cidade localizada no norte do país foi escolhida para sediar as maratonas e a marcha atlética e contribuir na condição de disputa entre os atletas.

Tóquio admite usar Vila Olímpica como hospital na pandemia

Todas as competições que acontecerão em Sapporo serão realizadas durante os quatro últimos dias de competições. Dessa forma, a maratona feminina está confirmada para o dia 7 de agosto de 2021, enquanto a masculina está agendada para o último dia, 8 de agosto.

Outra informação importante revelada durante a conferência foi referente aos atletas já classificados para a Tóquio 2020. Após o presidente do COI, Thomas Bach, ter garantido que os atletas que já haviam carimbado a sua vaga continuavam confirmados no evento, McConnel explicou que essa decisão final sempre dependerá do Comitê Olímpico de cada país.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Em todos os esportes, o Comitê Olímpico Nacional retém o direito de selecionar o atleta dentre os que estejam elegíveis. Este direito dos Comitês irá permanecer para o próximo ano”, garantiu Kit McConnell.

Por fim, o diretor garantiu que as questões envolvendo as idades das competições serão debatidas nas próximas semanas. No futebol masculino, por exemplo, existe a expectativa para que a idade máxima dos competidores, que é de 23 anos, seja aumentada para 24 em decorrência do adiamento do evento.

Mais em Tóquio 2020