Siga o OTD

Tóquio 2020

Paulo André diz brilhar em ano ímpar; veja repercussão por aqui

Atletas brasileiros opinam sobre a decisão de adiar as Olimpíadas anunciada pelo COI

Paulo André atletismo tóquio 2020 cancelamento adiamento coronavírus
Paulo André, do atletismo (Wagner Carmo/CBAt)

O anúncio dos comitês internacionais olímpico e paralímpico de adiar os Jogos de Tóquio para 2021 começou a gerar uma enorme repercussão no mundo do esporte brasileiro poucos minutos após ser divulgado.

Muitos, a maioria, posicionando-se claramente à favor da decisão por conta dos motivos envolvidos, outros com mensagens mais duras e também teve quem viu “vantagem” nos detalhes, como Paulo André, um dos grandes nomes brasileiros do atletismo.

https://twitter.com/iampauloandre/status/1242460576346968066

O velejador Robert Scheidt, detentor de cinco medalhas olímpicas, disputará a sua sétima edição do evento e aprovou a decisão da entidade.

“Eu acho que a decisão do COI em adiar os Jogos Olímpicos é a decisão correta. Eu que participei de seis jogos Olímpicos sei que o evento é a maior celebração da humanidade. É uma grande festa, em que os atletas sempre competem em seu auge. Infelizmente o mundo está vivendo um momento muito triste e a prioridade hoje é a saúde. Considerando a saúde dos atletas e demais envolvidos, a maneira igualitária de preparação, além de processos seletivos para os Jogos, acredito que o adiamento seja o caminho correto. Temos que torcer para que possamos superar este problema o mais rápido possível e que possamos disputar os Jogos em 2021 sem problema algum”, analiosu o bicampeão olímpico na classe Laser.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Outro medalhista olímpico que também se manifestou foi o ginasta Diego Hypolito. Prata no solo na última edição das Olímpiadas, o atleta, que atualmente está fora das competições, também elogiou a decisão e aproveitou para repetir o pedido para que as pessoas permaneçam em casa.

“Decisão muito sensata porque temos que pensar agora na saúde. Os atletas também não se prepararam. E principalmente pensando na não proliferação desse vírus. Se os Jogos fossem realizados normalmente muitas vidas seriam colocadas em risco. Já são mais de 300 mil casos mundialmente. No Brasil são mais de 2 mil casos com 35 óbitos. Todos precisamos nos resguardar neste momento e os atletas devem permanecer treinando de casa.”, completou.

Medalhista nas últimas três edições de Paralímpiada, o nadador Phelipe Rodrigues também aprovou a notícia, que encerrou a enorme ansiedade que cercava todos os atletas do planeta.

“A gente fica um pouco mais aliviado. Porque antes estávamos treinando meio sem rumo. Estávamos tentando nos preparar de casa mesmo, da melhor forma possível, mas era complicado. Agora com a oficialização do adiamento já podemos focar nos Jogos de 2021 e focar agora no que é mais importante, que é impedir que esta pandemia se alestre ainda mais por aqui”, avaliou.  

Confira o posicionamentos dos atletas por meio de suas assessorias:

Grummy, atleta olímpico do polo aquático

“Estou passando aqui em agradecimento ao adiamento dos jogos Olímpicos Tóquio 2020. Para nós atletas era a coisa mais sensata a ser feita pensando nessa pandemia que está atormentando o mundo, era uma coisa que nós atletas queríamos, e graças a Deus que o Comitê Olímpico Internacional (COI) acatou essa decisão. Agora, basta cada um fazer sua parte ficando em casa, se prevenindo, treinando em casa também. Porque daqui a pouco saberemos a data certa, Tóquio 2021 passa ser nosso sonho, mas nosso principal sonho nesse momento é um mundo melhor, com mais saúde e as pessoas se cuidando mais”.

Jorge Zarif, da vela

“Foi uma decisão que todos que possuem uma consciência do que está acontecendo sabem que deveria ser tomada. Óbvio que deve ser uma decisão difícil adiar os jogos Olímpicos, nunca aconteceu na história, aconteceu apenas cancelamentos por conta das guerras mundiais. Então na minha opinião, era a única opção viável possível postergar um ano”.

Esquiva Falcão, primeiro medalhista olímpico do boxe

“Achei bastante importante isso acontecer, porque os atletas precisam estar focados, concentrados, não estarem preocupados com nada, com a torcida, porque vai reunir os melhores atletas do mundo. Então, nada pode atrapalhar uma competição muito importante para o mundo. Muitos atletas não têm condições de treinar em casa e estão parados, então acho essa decisão de adiar as Olimpíadas para 2021 foi a melhor decisão tomada. Porque agora os atletas podem resolver o que precisa ser resolvido e se proteger do coronavírus. Agora, é se cuidar nesse período, voltar a treinar o mais rápido possível, entrar no foco, treinar ao máximo e conquistar a medalha para o Brasil, valeu! Grande abraço, agora é se cuidar! Lavar as mãos, proteger as pessoas que estão próxima, ficar de quarentena em casa e desejo o melhor para todos”.

Thiago Pereira, medalhista olímpico da natação

“Acho que esse adiamento foi mais um motivo para a gente ver que a coisa não está tão simples igual todo mundo imaginava. Foi realmente a decisão mais acertada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), até pelo fato de toda preparação dos atletas está todo mundo em casa, então fica complicado em termos de desempenho, realização das seletivas, etc. Então, acredito que foi de grande acerto, parabéns ao Comitê Olímpico Internacional! De estar adiando isso para verão do ano que vem em 2021. Então, acho que agora todo mundo pode ficar tranquilo em casa, quietinho e a gente tentar cada vez mais baixar essa curva e nos proteger, que acho que é essa nossa grande função e acho que é isso que a gente tem que estar fazendo agora”.

Confira reações dos atletas brasileiros nas redes sociais

https://www.instagram.com/p/B-H1bzuqnQX/
https://twitter.com/noticiascbj/status/1242532867969859584
https://www.instagram.com/p/B-HxqG2JP4k/
https://twitter.com/taliscatkd/status/1242451787598172166
https://www.instagram.com/p/B-Hpcrzn_us/?igshid=1qctturtfx2fy
https://www.instagram.com/p/B-HpQZdJoK7/?igshid=16fwuubnbz7vd
https://www.instagram.com/p/B-HnmkPJnH7/?igshid=1qefzyfreu6q8
https://www.instagram.com/p/B-H112jFOGb/

https://www.instagram.com/p/B-HnkRsBP1f/?igshid=1nw1w01inj7s3
https://www.instagram.com/p/B-Hp5tNp19U/?igshid=2t414xncuxmw
https://www.instagram.com/p/B-HqBA1p7f_/?igshid=aufr2inpyry3

Mais em Tóquio 2020