Siga o OTD

Tóquio 2020

Comissão de atletas da CBDA pede adiamento da Olimpíada

A presidente da comissão, Tammy Galera, e outros atletas pediu que Jogos aconteçam em momento mais oportuno e sem riscos

Natação - CBDA - adiamento olimpíadas

A pressão pelo adiamento das Olimpíadas de Tóquio 2020 por causa da pandemia de coronavírus cresce a cada hora. Na tarde desta segunda-feira (23), foi a vez da comissão de atletas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), por meio de sua presidente, Tammy Galera Takagi, divulgar uma carta defendendo que os Jogos não aconteçam em julho deste ano.

“Com a situação atual do notório agravamento da pandemia do COVID-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e que nós, atletas, nos encontramos em dificuldade de manter nosso melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global, nos encontramos a favor do adiamento das Olimpíadas de Tóquio para um momento mais oportuno, onde a situação já esteja controlada e sem riscos, onde a prioridade é a saúde o bem-estar dos atletas”, disse Tammy Galera em nota.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

No comunicado, a presidente e atleta de saltos ornamentais pontua ainda que apoia o pedido do COB e da própria CBDA e ressalta que “a sugestão de adiamento em nada altera a confiança dos atletas no Comitê Olímpico Internacional (COI) de que a melhor solução para o Olimpismo será tomada”.

No último domingo (22), o COI estabeleceu um prazo de quatro semanas para decidir oficialmente se vai ou não adiar as Olimpíadas. Apesar disso, comitês de países como Canadá e Austrália já disseram que não vão mandar seus atletas caso os Jogos sejam realizados neste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os atletas também se posicionaram, pedindo pelo adiamento das Olimpíadas e criando a campanha #Tóquio2021.

Confira a lista de atletas que assinaram a carta junto à Tammy Galera:

Carlos Rosa (Maratona Aquática)
Jessica Noutel (Nado Artístico)
Rudá Franco (Polo Aquático)
Guilherme Guido (Natação)
Allan do Carmo (Maratona Aquática)
Maria Eduarda Micucci (Nado Artístico)
Hugo Parisi (Saltos Ornamentais)
Andrey Conceição (Polo Aquático)
Fabio Santi (Natação)
João de Lucca (Natação)
Larissa Oliveira (Natação)
Giovana Diamante (Natação)
Felipe Lima (Natação)

Mais em Tóquio 2020