Siga o OTD

Tóquio 2020

Sul-africano campeão olímpico revela estar com coronavírus

Cameron van der Burgh, ouro na natação em Londres-2012, comentou em sua conta no twitter que luta contra a doença há 14 dias e que o “COVID-19 não é piada”

Cameron Van der Burgh, nadador da África do Sul atletas bolsonaro coronavírus
O nadador Cameron Van der Burgh informou que foi contaminado pelo coronavírus (Arte OTD)

Campeão olímpico em Londres-2012 e medalha de prata na Rio-2016, o ex-nadador Cameron van der Burgh utilizou sua conta no Twitter para comunicar que está com coronavírus e tem lutado contra a doença há 14 dias. Uma das referências do esporte da África do Sul, com 18 pódios em Mundiais, o atleta fez questão de contar às dificuldades que está passando por causa dessa pandemia que se alastra pelo mundo e ameaça os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Apesar de vários países já terem se posicionado pelo adiamento da competição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou neste domingo (22) que tomará uma decisão em quatro semanas. “Alguns pensamentos/observações pessoais para a saúde dos atletas, os Jogos Olímpicos e minha própria experiência ao contrair COVID-19. Eu tenho lutado com o coronavírus por 14 dias. De longe o pior vírus que já enfrentei mesmo sendo um indivíduo saudável com pulmões fortes (não fumante/esporte), vivendo de uma forma saudável e sendo jovem (fora do grupo de risco)”, afirmou o sul-africano.

Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê Organizador da Tóquio 2020 mudou seu discurso e já admite a possibilidade de adiamento da competição. Cameron van der Burgh deu mais detalhes das complicações que está vivendo e lamentou pelos atletas. “Apesar de a maioria dos principais sintomas (febre altíssima) ter diminuído, eu ainda estou lutando contra uma séria fadiga e uma tosse que não posso parar. Qualquer atividade física como andar me deixa exausto por horas. A perda de condicionamento no corpo tem sido imensa. Posso apenas lamentar pelos atletas que contraíram COVID-19, pois eles vão sofrer uma grande perda do atual condicionamento durante o último ciclo de treinos. Infecção mais próxima da competição é a pior”, disse.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, o nadador cobra uma definição do COI e que priorizem a saúde dos esportistas. “Os atletas vão continuar a treinar enquanto não existir uma posição sobre os Jogos Olímpicos, e isso vai expô-los a risco desnecessário – e aqueles sob contrato vão tentar retomar os treinos provavelmente aumentando/prolongando o tempo de dano/recuperação. Por favor, vamos cada um olhar para todos. Saúde vem em primeiro lugar – COVID-19 não é piada!”, finalizou.

Mais em Tóquio 2020