Siga o OTD

Tóquio 2020

Chefe de Tóquio 2020 já considera adiamento da Olimpíada

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, mudou seu discurso nesta segunda-feira (23). Antes confiante da realização dos Jogos Olímpicos na data agendada, o dirigente já considera a possibilidade da competição ser adiada devido à pandemia de coronavírus

Olimpíada de Tóquio - adiamento coronavírus
Presidente do Comitê Organizador mudou seu discurso nesta segunda-feira (Foto: Ryo Ichikawa/Tokyo 2020)

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, mudou seu discurso nesta segunda-feira (23). Antes confiante da realização dos Jogos Olímpicos na data agendada, o dirigente já considera a possibilidade da competição ser adiada devido à pandemia de coronavírus. Essa mudança de posicionamento se dá após o novo parecer do Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgado no domingo (22), informando que tomará uma decisão dentro de quatro semanas.

Segundo Mori, o comitê organizador tentou manter a Olimpíada como planejado. No entanto, a situação mundial mudou e as circunstâncias nos Estados Unidos e na Europa estão complicadas por causa do surto de coronavírus. Por isso, aumentaram as chances da competição ser adiada. O dirigente acrescentou que o comitê não é tão estúpido ao ponto de manter o plano original sem avaliar o momento atual.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Mori disse ainda que, se os Jogos realmente atrasarem, o comitê organizador deverá realizar simulações sobre em quantos meses devem ser adiados. Pretende também averiguar se todos os locais de competições estarão disponíveis diante de um novo cronograma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em relação ao revezamento da tocha olímpica, marcado para começar na próxima quinta-feira (26), em Fukushima, o diretor geral do comitê, Toshiro Muto, comentou que, por enquanto, não há mudanças no plano. Porém, ele disse que a realidade em torno do coronavírus está ficando mais grave e que o comitê estudará a questão antes de o revezamento começar.

Mais em Tóquio 2020